O Bouquet de Noiva (ou Buquê)
Dica sobre o buquê de flores para casamento
São vários os tipos de bouquet de noiva: aramados, naturais, cascata, extravagantes, em bride, etc. O importante é que se escolha um buquê que combine com seu estilo pessoal e com o casamento
O modelo de bouquet da noiva (ou “buquê”, como alguns preferem) pode ser escolhido por variadas razões: simbólicas, decorativas, modelo do vestido ou de acordo com o tipo da cerimônia.
A cor escolhida para o bouquet do casamento normalmente servirá de base para todas as flores usadas na cerimônia e na recepção, para padrinhos e ou convidados. Mas sem exageros e sem uniformizar muito.
Existem vários tipos de bouquets: aramados, naturais, de bijuterias e joias, cascata, extravagantes, em bride, etc… O que importa é que se escolha um arranjo de flores de acordo com o estilo do casamento, tendo também em conta a própria noiva, o seu físico e sua personalidade.
Quanto às flores, podem ser usadas rosa, flores naturais ou artificiais, como as de tecido, combinadas com ramos, folhas e até bijuterias ou jóias. Nesse caso, as peças podem ser escolhidas apenas pelo design ou porque possuem um valor afetivo (antiga joia de família, um presente de noivado, etc.).
O buquê de casamento de acordo com a altura da noiva:
A escolha do buquê do casamento também deve ter relação com a estatura da noiva, para que o conjunto não fique muito desproporcional.
- Se a noiva é baixinha, não convém levar um ramo ou flores de proporções gigantescas que a ofusque.
- Caso seja uma noiva alta, não convém levar um ramo muito redondo e pequeno. Talvez seja melhor um ramo em forma de cascata.
Dicas sobre alguns tipos de bouquets de acordo com a cerimônia:
Românticos: São clássicos, nunca passam de moda, formas arredondadas, em tons pastéis, combinam com vestidos de noivas tradicionais e cerimônias diurnas de algum formalismo.
Campestres: São a escolha de noivas que fazem da simplicidade o maior luxo. Vão bem com festas pela tarde, ao ar livre, no jardim da casa da família. Combinam com vestidos minimalistas.
Cascata: São originais e vistosos, mas só ficam bem em noivas altas. Usam-se com vestidos longos. Combinam muito com o inverno.
Irreverentes: São próprios de cerimônias de registro civil. Normalmente seguidas de festas de final de tarde ou pela noite adentro. O céu é o limite para quem faz da imaginação o elemento principal.
Virginais: São imaculadamente brancos, pequenos de preferência, combinam com vestidos de véu e cerimônias na igreja realizadas pela manhã.
Bom, agora que a noiva já conhece vários tipos de bouquet, basta usar o bom senso e escolher aquele que combina com seu casamento e seu estilo. Na dúvida, procure sugestões com o (a) decorador(a) de seu casamento e com seu estilista.