Moda Noivo – Gravata sua Origem e Uso
No casamento, a gravata é uma das peças chaves de todos os trajes para noivos, por isso o noivo deve dar uma atenção especial a ela. Preparamos algumas dicas para não errar nessa ocasião.
Qual a gravata ideal para o noivo?
Segundo Daniela Florentino, que é consultora de Moda e Imagem, acredita-se que a gravata tenha surgido na corte de Luís XIV, o "Rei Sol". Vaidoso, o monarca francês encantou-se com o efeito de um pedaço de cambraia branca em volta da gola dos uniformes dos soldados croatas acampados nos arredores de Paris. O acessório era usado como distintivo militar.
Luís XIV mandou que o alfaiate da corte adaptasse um pedaço fino de pano branco à gola de seus uniformes. O povo francês gostou da inovação e a aprimorou: em vez de usá-la aberta
sobre o peito, amarrou-se em volta da gola. Desde então, a gravata é, indiscutivelmente, mais do que um mero acessório e ocupa o inabalável posto de uma das mais importantes peças do vestuário masculino. É de uso obrigatório em várias circunstâncias e inerente ao vestuário de vários profissionais. O uso da gravata tornou-se um ícone de compostura, respeito, elegância e status. Dentro disso originou-se os nós de gravatas, nos quais os mais usados são: Four-in-hand, Windsor e Semi-windsor. Cada tipo de nó é usado com um determinado tipo de colarinho.
No casamento, a gravata é uma das peças chaves de todos os trajes para noivos, além dos pais, padrinhos e até pajens. Por isso eles devem dar uma atenção especial ao acessório. Preparamos algumas dicas para não errar, nessa ocasião tão especial.
Existem vários modelos de gravata, o noivo deve optar por aquela que melhor combina com o estilo de seu traje.
- Gravata plastrom (uma gravata em seda ou cetim, mais larga do que as convencionais, sendo amarrada em forma de lenço) – Mais indicada o uso de Fraque, Meio-Fraque ou Túnica
- Gravata borboleta – Para trajes mais requintados como: Smoking, Summer, Túnica ou Casaca. Hoje em dia também é usado em eventos menos formais (como nos de estilo Boho) cobinando a gravata com suspensórios ou colete.
- Gravata social – indicada para terno, deve ser usada na altura do furo do cinto.
Importante: A gravata deverá ser em tons mais escuros do que a camisa. Procure evitar gravatas temáticas em eventos formais.
Agora que já sabe qual a gravata ideal para seu estilo, capriche no visual e fique tão elegante quanto sua noiva. Felicidades!