O Vestido das Damas de Honra
Mais do que testemunhas de uma união consensual, as damas de honra dão um brilho a mais no casamento, desde que vestidas de forma adequada, sem concorrer ou ofuscar a estrela maior da festa: a noiva.
A dama de honra, bem como o pajem, dão um charme todo especial na cerimônia de casamento. Às vezes chegam até a “roubar a cena”. Nessa matéria vamos dar algumas dicas sobre o vestido da daminha, de acordo com o estilo do evento.
Na idade média, belas histórias de amor costumavam ser frustradas por casamentos arranjados pelo pai da noiva. Por isso, tornou-se obrigatória com o tempo a presença de duas testemunhas, para comprovar que a união era de livre e espontânea vontade da noiva. Desde então, uma amiga da noiva foi intitulada dama de honra e era ela quem ajudava nos preparativos da festa.
Atualmente esta tradição ainda permanece. Mas antes as moças, que deveriam ter entre 14 e 23 anos, agora podem ser também crianças, o que deixa seu cortejo um toque especial, sendo essa a forma mais usual aqui no Brasil.
Escolhendo o modelo do vestido da daminha
Os vestidos para as damas de honra podem ou não ser iguais entre si e podem combinar com a cor predominante da decoração ou com algum detalhe do vestido da noiva. Mas não devem ser iguais ao vestido da noiva, para não tirar o brilho da chegada da noiva.
Se a decoração do casamento tiver nuances de azul ou rosa, as daminhas poderão usar vestidos brancos, com faixas naquelas cores ou ainda vestidos em um tom mais claro ou mais forte delas, desde que formem um conjunto harmonioso.
Em casamentos durante o dia, pela manhã e à tarde, as daminhas de honra devem usar vestidos com modelos e tecidos leves, com saias na altura da canela, pouco volume, geralmente em tons branco, pérola ou pasteis, podendo ainda ser em tecidos levemente floridos que criam um clima romântico.
À noite poderão utilizar saias volumosas e rodopiantes, mangas balão, ou algo mais sofisticado, com brilhos, bordados leves, detalhes em renda e fitas de cetim ou tons mais fortes, como amarela, verde, azul ou turquesa. Os tecidos podem ser organza,cetim ou tafetá.
Para criar uma harmonia no cortejo, os arranjos de cabeça e buquês devem ser iguais para todas as damas de honra.
Vale lembrar que a maquiagem da dama de honra deve ser a mais natural possível: um simples brilho labial e um blush para finalizar e a dama de honra estará pronta para brilhar.
UAU! Que post bacana!
Nós falamos sobre looks para casamento em sítio no nosso site. Depois, dê uma passada lá e nos diga se gostou 🙂