Topo de Bolo de Casamento
Originalmente eram apenas os tradicionais noivinhos do bolo. Mas, à medida que o costume foi se difundindo, o topo de bolo de casamento assumiu vários formatos, feitos dos mais diversos materiais
Segundo historiadores, a tradição dos topos de bolo de casamento teve seus primeiros registros no final do século XIX. Mas foi em meados do século XX que o costume se popularizou. Em 1927, o famoso catálogo de compras da rede de lojas americana Sears, Roebuck and Co., que era enviado pelos correios aos lares dos EUA, trouxe uma página inteira com ornamentos para bolos de casamento.
Originalmente eram apenas os noivinhos do bolo, em diversas poses. Ao final da cerimônia o enfeite era retirado do bolo e guardado como lembrança preciosa do evento. À medida que o costume foi se difundindo pelo mundo, o ornamento assumiu vários formatos, como sinos de prata, pombinhos, anjinhos, monogramas, etc. feitos dos mais diversos materiais como resina, biscuit, plástico, metais nobres, cristal, etc.
O topo de bolo é um daqueles pedacinhos do casamento que podem fugir um pouco dos protocolos cerimoniais e assumirem a cara e o estilo dos noivos (literalmente). Hoje em dia, ao pensar no topo de bolo, a primeira decisão a tomar é sobre qual o tipo enfeite. Uma conversa com sua cake designer poderá ser bastante útil, pois as opções são muitas.
Noivinhos
Tradicionais – Noivinhos de resina, biscuit ou plástico, os topos tradicionais ainda são muito usados e admirados nos casamentos atuais.
Personalizados – Feitos sob encomenda, os noivinhos têm a cara e a ?personalidade? dos noivos, e podem incluir detalhes como roupas, acessórios, comportamentos e até os animais de estimação.
Humorísticos – Para casais e casamentos mais despojados, os topos de bolos com motivos divertidos sempre causam uma surpresa agradável aos convidados.
Outros temas possíveis para os noivinhos incluem: profissões, assuntos militares, esportivos, musicais, religiosos, étnicos, exóticos, góticos, sensuais, artesanais, veículos e motos, motivo praia, campo, etc.
Topos Diferentes
Monogramas – As iniciais dos noivos, feitos dos mais diversos materiais, também são uma opção romântica e elegante para o bolo do casamento.
Castelos – Tradicionais nos Estados Unidos, os castelos de contos de fada também são uma opção romântica para ornar o bolo.
Esculturas românticas – os mais variados formatos, com casais estilizados, símbolos ou concepções artísticas do amor e do casamento. Podem ser de cristal, porcelana, resina, etc.
Florais – Pequenos arranjos de flores, naturais ou artificiais, darão um toque charmoso e bucólico ao bolo.
Animais – Pombinhos, cachorrinhos, gatinhos e o que mais a preferência dos noivos e a fauna ditarem.
Personagens – Solte a imaginação. Vale personagens de filmes, séries, desenhos animados, novelas, contos de fada, do folclore, etc.
Mais que escolher um simples enfeite para o bolo de casamento, encontrar o topo de bolo certo pode ser também encontrar a própria tradução do casal e da sua união. Mas não se preocupe, existem diversas empresas e profissionais especializados que poderão ajudar você nessa busca.