Casamento à Distância: Será que é Possível?
Se hoje em dia não está fácil para os casais que vivem juntos, imagine para quem tomou a decisão de morar separado do companheiro! O fato é que nem todos concordam com a afirmação de que o casamento pressupõe morar junto. Casos de pessoas que, mesmo após formalizar a relação, optam por morar em casas separadas têm se tornado cada vez mais comuns.
E com o advento da pandemia mundial de Covid-19, causada pelo novo coronavírus, mais casais aderiram à esse novo modelo de relacionamento, como uma forma de proteger o(a) companheiro(a) e a família. É o caso, por exemplo, de profissionais de saúde que atuaram na linha de frente do combate à doença. Mas será que esse tipo de casamento à distância é viável?
Os casamentos tradicionais, em que o casal mora junto, enfrentam diversos desafios que não eram comuns há algumas décadas. Tentar conciliar um relacionamento estável com a carreira profissional dos dois, os estilos de vida, a criação dos filhos e até mesmo com a “vida digital”, tem sido motivo de muitas dúvidas e conflitos entre os casais. Isso tem levado, muitas vezes, ao rompimento definitivo da relação.
Vivendo separados, mas juntos
Normalmente, casais que adotaram o chamado estilo living apart together (algo como “vivendo separados juntos”) vêm de outras relações, valorizam a individualidade e acreditam que isso não interfere no relacionamento. Tanto que, para eles, a palavra base é confiança. Muitas vezes, o primeiro estágio é a separação de camas. Em seguida vem a conquista do quarto individual, na mesma casa. Até esse estágio, o que pesa na decisão é a diferença de ritmo dos dois.
Mas depois de algum tempo (às vezes, mesmo no início da relação) o casal resolve que somente vivendo em casas diferentes eles poderão seguir em frente com a ideia do casamento, sem abrir mão do estilo pessoal e da liberdade. Foi o caso dos famosos pintores mexicanos Frida Kahlo (1907-1954) e Diego Rivera (1886-1957). Eles se casaram, mas viviam em casas separadas, uma do lado da outra, ligadas por uma ponte.
A questão profissional
Outro motivo que tem levado casais a morarem em casas, cidades, estados e até países diferentes é a carreira profissional. Às vezes, um deles recebe uma proposta “irrecusável” da empresa em outro lugar, porém o parceiro não pode acompanhá-lo, ou por questões profissionais também, filhos ou outros problemas familiares. A dura decisão de morar em endereços diferentes vem, geralmente, com a promessa de que a situação será temporária e a certeza de que isso será importante para o futuro do casal.
Dicas para um casamento à distância
Na verdade, essa deve ser a primeira condição para que um casamento à distância assim seja possível: que a separação, mesmo por força maior, seja temporária e com prazo definido para terminar. Outro fator importante é que o casal tente manter uma rotina de comunicação constante. Não só por redes sociais e e-mails. Falar e ouvir, em tempo real, é essencial para o bom andamento da relação, principalmente na resolução de conflitos e, claro, para matar um pouco da saudade.
Se possível, mantenham também uma rotina de encontros pessoais. Quanto mais longe um vive do outro, mais difícil costuma ser isso, mas é necessário! Em um matrimônio à distância, sempre existe a possibilidade de surgirem lacunas perigosas, como a perda gradual da intimidade. Mas não há nada que amor e entendimento não superem. Lembrem-se: um casamento é um jogo a dois, que deve ser vivido, mas não precisa ser explicado a quem está de fora. Cabe somente ao casal definir suas prioridades e regras para garantir a felicidade de ambos.
Boa noite gostaria de saber se a a possibilidade de se fazer um casamento tipo ele no país dele e eu no meu,namoro um rapaz da Turquia a seis meses,mais não tem como ele vim para o Brasil pois ele fala que eu tinha que ir para Turquia casar com ele lá pra ele poder sair dela,e é muito caro a passagem pra lá, não tem como a gente fazer um casamento ele lá e eu aqui em um cartório,valeria pra ele poder vim de lá como casado com migo?
O ideal seria você ir à Turquia ou ele vir ao Brasil para vocês se casarem. Depois seria possível validar o casamento no outro país. Mas você pode consultar um cartório sobre a possibilidade de casamento à distância, por procuração, com noivo estrangeiro. Obrigado por participar do Guia de Casamento.
Sou casada a 15 anos e recentemente a 6meses eu e meu esposo tomamos a decisão de eu e os nossos 2 filhos se mudassem para outra cidade em outro estado. Isso pq o fato do último trabalho dele ,tomar quase todo o seu tempo ,ele não tinha tempo pra mim é para os filhos. E isso acabava gerando brigas quase todos os dias. Bom! Não sei se fizemos o que de fato seria a opção correta, Mais eu naquele momento não encontrei outra opção.