Casamento Ecologicamente Correto
Confira dicas para um evento sustentável
O Guia de Casamento criou algumas dicas para você realizar um casamento ecologicamente correto, de forma mais sustentável, mas sem abrir mão do luxo e da tradição no grande dia.
No dia 8 de abril de 2007, ocorreu o primeiro casamento “ecologicamente correto” do mundo. O casal de ativistas, formado pela brasileira Sabrina Campos e pelo catalão Rafael Velascos Megías, realizou um casamento simbólico no parque Trianon, em São Paulo, com ares de manifesto pela salvação do planeta.
Todos os detalhes foram pensados para que a cerimônia obedecesse aos três pilares da sustentabilidade: socialmente justo (privilegiando produtos de ONGs e empresas de pequeno porte, que se preocupam com a geração de renda de comunidades carentes), economicamente viável e ambientalmente correto.
Segundo a noiva, não foi um casamento alternativo. ?Pelo contrário, é tradicional. Só que está de acordo com o tempo que estamos vivendo?, afirmou. Sem ?radicalizar?, você também pode realizar seu casamento de forma mais sustentável, mas sem abrir mão do luxo, e começar uma vida a dois mais sintonizada com os problemas do planeta.
Para isso, o Guia de Casamento preparou algumas dicas que você pode levar em consideração na hora de preparar seu casamento:
1. O Convite
Se você não encontrar (ou não gostar) de modelos feitos em papel reciclado, ao menos evite convites feitos de plástico ou outros materiais sintéticos que levam mais tempo para se decompor na natureza.
2. Trajes
Ok, você não precisa usar um vestido PET (a partir de fios de garrafas PET) como Sabrina, mas a opção pelo vestido de noiva alugado já ajuda. Como assessórios, você poderá utilizar – e solicitar aos convidados que utilizem – as chamadas ?biojóias?, bijuterias produzidas com sementes, fibras e outros materiais naturais.
3. A chegada
A noiva também não precisa chegar ao seu casamento de metrô ou bicicleta. Se a idéia é reduzir a emissão de gases na atmosfera, que tal chegar numa linda carruagem clássica?
4. Local da cerimônia e festa
Nada mais sintonizado com a natureza que um casamento realizado em sítio ou chácara. Se você não quer abrir mão da igreja, alguns sítios até disponibilizam capelas para a cerimônia.
5. Decoração
Solicite arranjos naturais, de preferência plantados em jarros, para que não haja tantos ?sacrifícios? de plantas para a decoração.
6. Buffet
No buffet não podem faltar sucos naturais, orgâncios, frutas, saladas e doces caseiros. Evite usar copos, pratos e talheres descartáveis, prefira os biodegradáveis ou louça. Não esqueça da ?Gestão de Resíduos?: solicite que seja feita coleta seletiva e reciclagem do lixo gerado.
7. Lembrancinhas
Que tal oferecer peças de artesanato como lembrança de seu casamento? Muitos artesãos, alguns ligados a ONGs, produzem verdadeiras obras de arte que darão um toque diferenciado no presente.
8. Lua-de-mel
Para fechar com luxo e consciência ecológica seu casamento, a viagem de lua-de-mel não poderia deixar de ser em um paraíso ecológico como: Fernando de Noronha, Ilha de Itamaracá (Pernambuco), uma pousada no Pantanal Mato-grossense ou num hotel de selva na Amazônia. Inesquecível!