Log-in:
(?)
  1. Guia de Casamento >
  2. Cerimônia e Festa de Casamento >
  3. Casamentos Diferentes >
  4. Elopement Wedding - Conheça o Casamento a Dois

Elopement Wedding - Conheça o Casamento a Dois

Noivos fogem para se casar em cerimônia privativa

Conheça o Elopement Wedding, um estilo de casamento diferente e controverso em que os noivos fogem para se casar a dois, sem convidados, em um lugar distante, longe de parentes e amigos

Elopement Wedding: Fugindo para CasarTalvez você ainda não conheça a expressão "Elopement Wedding" mas, com certeza, já ouviu histórias de casais que fugiram de tudo e de todos para se casar em uma cerimônia secreta em algum lugar distante e exótico. De fato, no meio de todo o estresse dos preparativos do casamento, muito casais chegam mesmo a pensar em largar tudo e realizar uma cerimônia a dois. Mas são poucos os que realmente realizam esse desejo.

A palavra "Elope", em inglês, refere-se a fugir com a intenção de se casar, em especial sem o consentimento dos pais. O termo também se aplica aos casos de homens e mulheres que fugiram de seus cônjuges para se casarem com seus amantes. Escândalos à parte, o Elopement Wedding tem se mostrado uma opção para quem quer fugir de toda a badalação de um evento tradicional e realizar uma união de maneira íntima e, por que não, secreta.

Essa tem sido a opção de muitos casais ricos e famosos, como a atriz Marina Ruy Barbosa e Xande Negrão, que se casaram numa cerimônia budista na Tailândia em 2016; a cantora Anitta e Thiago Magalhães, que tiveram numa cerimônia secreta celebrada por um pajé, na Amazônia em 2017; e do casal Di Ferrero e Isabeli Fontana, que se se casaram em Kunfunadhoo, nas Ilhas Maldivas, em 2016.

Apesar de a ideia de um casamento a dois parecer, de início, uma ótima opção para economizar, os casais que realmente efetivaram esse tipo de união estavam mais interessados no caráter intimista e romântico do momento do que em seu aspecto simples ou econômico. Até porque, se a ideia é realizar um matrimônio a dois em algum lugar distante e exótico, como uma ilha paradisíaca do Caribe, o evento pode sair até mais caro do que uma cerimônia tradicional em local próximo.

O Elopement Wedding tem muito a ver com o estilo do casal, como eles vivem seu relacionamento e como dividem isso com seus familiares e amigos. Noivos que têm um convívio intenso com a família e os amigos dificilmente conseguiriam realizar um casamento a dois sem causar algum transtorno nesses círculos sociais que, com certeza, desejariam participar de um momento tão esperado e se sentiriam tristes por serem excluídos.

Mas o casamento a dois pode se revelar uma ótima opção para casais com pouco vínculo familiar - como os que não têm mais pais ou irmãos -, para os que já moram junto e apenas desejam formalizar a união em um momento romântico ou para quando não é o primeiro matrimônio de um dos noivos ou de ambos.

Organizando um Elopement Wedding

Mesmo sendo bem diferente de um casamento tradicional, existem alguns itens que são recomendados e outros até obrigatórios na realização de um Elopment Wedding. Confira alguns desses itens:

Casamento Civil: Se você pretende se casar no civil, não vai dar para "fugir" dos procedimentos exigidos pela legislação brasileira, que vão desde a entrada dos documentos, passando pelo período de proclamas, até a realização da cerimônia por autoridade constituída, em um cartório ou outro local, com testemunhas e portas abertas.

Clique aqui e saiba tudo sobre o Casamento Civil.

Porém, se não vai haver cerimônia civil, a coisa fica mais prática e, aí sim, você conseguirá realizar um casamento a dois, com total privacidade. Se você pretende realizar um Destination Wedding, (casamento longe de casa) confira aqui nosso artigo com ótimas dicas de organização.

 Um item que é considerado indispensável é um bom fotógrafo e/ou cinegrafista para registrar o momento. Afinal, provavelmente você gostará de guardar e rever as imagens desse dia especial e até mesmo "provar" para aquelas pessoas que duvidem que seu casamento existiu. E se vai ter imagem, tem que tem um figurino especial e um cenário cinematográfico! Então capriche na escolha do horário e local da cerimônia, bem como, no vestido da noiva e no traje do noivo.

E Buffet, precisa? Sim! Claro que não vai ser um grande banquete, com garçons e mesas formais, afinal haverá poucas pessoas no local: a princípio, o celebrante, as testemunhas, o fotógrafo, talvez uma cerimonialista ou até alguém da família. Sugerimos um pequeno coquetel, bebida para brindar, como champanhe e, claro, o bolo da noiva (nem que seja um bem pequenininho). A música pode ser mecânica ou até mesmo de um músico profissional, fica a seu critério. E não esqueça as alianças! Afinal os anéis que marcam a união do casal não podem faltar.

E se isso já está começando a parecer trabalho demais para você, saiba que hoje já existem agências especializadas em Elopement Wedding. Elas cuidam com carinho de todos os detalhes, desde a viagem até a cerimônia e a lua de mel. O evento pode ser organizado em tempo menor que o tradicional: algo entre um e três meses de antecedência. Os preços dos pacotes variam de acordo com os itens que você deseja incluir e, claro, do local escolhido. Em geral, começam em torno de R$ 10 mil e R$ 30 mil e vão até o infinito. Vale a pena pesquisar. E boa fuga! #PartiuCasamento

Guia de Casamento

© Todos os direitos reservados

Multicotação
Publicidade