Catedral de São Paulo Tenta Atrair Mais Casamentos
Imagine-se em sua cerimônia de casamento, entrando em uma igreja histórica, em estilo neogótico, você atravessando uma nave de 60 metros ao som de um carrilhão de 61 sinos. No grande altar, coral e espaço para até 20 casais de padrinhos! Essa igreja existe, fica no marco zero da cidade de São Paulo mas, atualmente, é pouco prestigiada para cerimônias: é a Catedral Metropolitana, ou Catedral da Sé.
Saiba como é uma cerimônia religiosa de casamento católico
Veja a relação de documentos que costumam ser exigidos para o casamento católico
Inaugurado em 1954, o templo católico fica na praça da Sé, centro da capital, e realiza atualmente apenas três casamentos por ano, conforme relatou ao jornal Diário de São Paulo o cônego Walter Caldeira, responsável pela Sé desde 2009. Agora a igreja iniciou um projeto para atrair mais casais de noivos para se unirem sob sua grandiosa cúpula. O projeto Catedral Para Casamentos, pretende realizar cerca de cinco cerimônias por semana, duas às sextas-feiras e três aos sábados.
A igreja firmou parceria com uma empresa de eventos para profissionalizar o atendimento aos noivos e trazer mais casais. A Catedral da Sé é a igreja mãe de todas as igrejas da cidade. É sempre uma grande honra e alegria receber os noivos neste monumento de fé e de arte, afirmou padre Walter. O valor do aluguel, atualmente de R$ 3.000,00, deverá ser revertido para a manutenção da igreja.
A catedral já adquiriu um novo órgão e trocou o sistema de iluminação. Além da capacidade para até 900 convidados, outra grande vantagem de se casar na Sé é a liberdade para a escolha de fornecedores, ao contrário de muitas igrejas, que costumam apresentar suas próprias listas de profissionais cadastrados. Para tentar minimizar as dificuldades de se casar no centro, a igreja inclui no pacote serviços de valet e segurança.
A catedral atual é a maior igreja de São Paulo e um dos cinco maiores templos neogóticos do mundo, com 111 metros de comprimento, 46 de largura e duas torres com 92 metros de altura. Todos os mosaicos, esculturas e mobiliário foram trazidos por navio da Itália. Ela foi construída por iniciativa de Dom Duarte Leopoldo e Siva, primeiro arcebispo de São Paulo. Após um longo período de deterioração, a catedral foi completamente renovada entre 2000 e 2002.
Clique aqui para visitar o site da catedral de São Paulo