O Significado das Cores e a Decoração de Casamento
Saiba o que Significa Cada Cor
Na hora de definir a decoração de casamento, umas das decisões mais importantes é escolher a cor ou padrão de cores que irá compor os ambientes. Cada cor tem significado, passa uma mensagem e sensação
A celebração do matrimônio é um dia muito aguardado pelos noivos, que desejam que tudo seja perfeito no grande dia. No entanto, para que isso aconteça é preciso estar atento a uma parte fundamental da organização do evento: a decoração de casamento. Além dos tradicionais vasos, flores e outros objetos de decoração é preciso também lembrar o papel das cores.
É comum que o casal ou decorador escolham uma mesma paleta de cores ou padrão cromático para ser usado em todas as partes da decoração de casamento, e ao escolher as cores, é inevitável levar em consideração o fato de que cada uma delas possui um significado e transmite uma sensação diferente, além, claro, da preferência do casal.
O significado das cores mais utilizadas em decoração de casamento:
Algumas cores são presença certa na decoração de casamento e na identidade visual do evento (logotipo do casal, save the date, convites, lembrancinhas, site…) seja porque agradam muitas pessoas ou pelo significado clássico. São elas:
- Amarelo: uma cor que transmite a sensação de alegria e leveza. Pode-se combiná-la com o preto, o branco e tons de bege e palha, em cerimônias mais requintadas.
- Vermelho: a cor da paixão e da força de vontade, geralmente é vista em decorações luxuosas. Mas é preciso atenção ao excessos, utilizando a cor em detalhes e “pontos focais”, em oposição a uma cor mais leve ou branco.
- Azul: essa cor, assim como o verde, é associada à calma, à tranquilidade e a paz, e fica bem tanto em cerimoniais mais simples como em sofisticados.
- Roxo: ou cores de tom próximo (lilás, violeta) estão associadas ao lado mistico, transcendente e mais íntimo das pessoas, além de trazerem uma sensação de leveza ao ambiente. É também a “cor da realeza” e traz a ideia de nobreza.
- Verde: a cor da esperança, da calma, da tranquilidade e da saúde. Associado à natureza, é muito utilizado em cerimônias a céu aberto, como em sítios e chácaras
- Branco: a mais tradicional encontrada em casamentos, seja como cor principal ou nos detalhes. Está associada à paz e à pureza. Muito comum em cerimônias diurnas, em especial à beira-mar. Também combina com tons de cinza, bege e palha, em oposição suave.
- Rosa: para os mais românticos essa é a cor do amor e da delicadeza. Pode ir deste o rosa choque, do amor intenso, vibrante e jovial, aos tons mais suaves, de amores leves e carinhosos.
Todas essas cores, assim como seus subtons (como os tons pastel) ou outras cores, contribuem para que a decoração de casamento possa criar um ambiente que proporcione aos noivos e convidados momentos encantadores e inesquecíveis, identificados com o estilo do próprio casal.