Guia para Contratação de DJ para Casamento
Dicas para contratar um profissional de música mecânica para sua festa
A balada do seu casamento vai ser na base da música mecânica? Então veja essas dicas imperdíveis para contratar um DJ e garantir a animação da festa até o fim
Veja abaixo algumas dicas para a contratação de DJ (DeeJay ou Disc Jockey) e profissionais de música mecânica para seu evento, como aniversário, debutantes, bodas ou casamento. Essas dicas foram postadas inicialmente pelo DJ Roger Manosi nas nossas redes sociais e reeditadas pelo Guia para você garantir o ritmo da sua festa:
Entrando em contato como o DJ
- No primeiro contato informe as condições gerais da festa, número de convidados, tipo de local, etc. e solicite informações básicas, como o que está incluso no preço, equipamentos fornecidos, disponibilidade de data e valor dos serviços.
- Confira se o DJ ou empresa realiza mais de um evento por dia. Eventualmente, isso pode causar atrasos na montagem e testes dos equipamentos, além da divisão na atenção do profissional. Algumas empresas dispõem de mais de uma equipe e realizam eventos simultâneos.
- Atente para o material de apresentação dos serviços: endereço, e-mail, site, folder, etc. Observe a qualidade do material, fotos, descrição dos equipamentos a até eventuais erros de português nos textos.
- Verifique se a pessoa com quem você está negociando é o DJ que estará em sua festa, ou se é um vendedor / representante. Nesse caso, peça para conhecer o DJ antes de assinar o contrato. É importantíssimo haver uma boa "troca de energias" entre você e o profissional, para garantir a animação no Grande Dia.
- Solicite uma listagem dos estilos musicais que você pode escolher para execução durante a festa, bem como das músicas para entrada dos noivos no local, corte do bolo, valsa e outros momentos importantes. Monte uma playlist para evitar surpresas desagradáveis.
- Cheque se o profissional dispõe de um repertório eclético. Há DJs que só tocam um estilo de música (geralmente, eletrônico). Se você optar por este tipo de profissional, lembre-se que pode não haver abertura para tocar outro tipo de música durante o evento.
- Se possível, agende uma reunião com o DJ no próprio local onde se dará o evento. Lá você poderá conhecê-lo melhor, além de poder passar informações que serão de grande valor no dia da festa, como espaço disponível e condição das instalações.
- Equipamentos top de linha, caríssimos, que causam um certo impacto à primeira vista não são garantia da qualidade do serviço de DJ nem do sucesso do evento. Há empresas que investem alto em equipamentos, mas, infelizmente, não dão a mesma atenção aos profissionais que contratam.
O Preço
- Quanto ao preço, lembre-se: nem muito caro, nem barato demais! Solicite mais de três orçamentos, para ter uma base dos valores. Fique atenta: geralmente os nomes dos equipamentos mudam bastante. Peça a descrição e/ou fotos de cada equipamento separadamente, para que você tenha noção do que será contratando.
- Os orçamentos costumam incluir o trabalho do DJ, a locação e manutenção dos equipamentos, o transporte e o pagamento de ajudantes, caso o profissional necessite, para o carregamento, montagem e apresentação.
- Pergunte se será possível estender a festa além do horário contratado. Confira também se, nesse caso, o DJ cobrará valor adicional e como se dará o pagamento. Esse valor costuma ser calculado por cada hora extra.
- A forma de pagamento também é importante. Se você tem bastante tempo até a data do evento, pode pleitear a divisão em várias parcelas. Mas, se a data estiver próxima, cuidado: há profissionais que, face à proximidade, cobram mais caro. Alguns também não permitem que fique qualquer valor/parcela para ser pago após a data da festa.
Então fica a dica: antes de fechar o contrato, analise todo o material apresentado e procure informações com outras pessoas que já contrataram o DJ. Não esqueça de incluir tudo o que foi acertado em contrato, inclusive a playlist, equipamentos e profissionais envolvidos no evento. Depois é só cair na balada!