15 Dicas para Montar o Plano de Mesas do Casamento
Veja como distribuir os convidados nos lugares da recepção
Confira 15 dicas para os noivos montarem o Plano de Mesas do Casamento, distribuindo os convidados nos assentos da recepção de forma a promover a integração e facilitar a circulação no evento
O Guia já apontou as vantagens de se montar um Plano de Mesas e trouxe para os noivos sugestões para a disposição e sinalização das mesas no salão da recepção. Confira agora 15 dicas para você distribuir os convidados nos assentos de forma a promover integração e facilitar a circulação, para que todos possam desfrutar desse momento e comemorar seu Grande Dia com toda a alegria e conforto que merecem.
Distribuindo os convidados nas mesas da recepção do Casamento
- A regra de ouro é: quanto mais perto dos noivos, mais "importante" é o convidado (no sentido de intimidade, proximidade e afeição com o casal).
- Normalmente, se o casamento é financiado pelo pais, eles são considerados os anfitriões e definem o Plano de Mesas.
- Não é necessário manter núcleos familiares na mesma mesa (pai, mãe e filhos). Pode organizar as mesas por média de idade e/ou afinidades. Mas não separe os casais.
- Não é preciso separar todos os familiares e convidados do noivo dos da noiva. Tente promover a integração entre eles.
- Em mesas retangulares longas (como “Mesa Úncia”, “Mesa em U” etc.) os casais ficam de frente. O noivos ficam no centro, para que todos consigam vê-los.
- Em mesas redondas ou ovais grandes, os casais ficam lado a lado, alternando homens e mulheres.
- As crianças podem ficar numa mesa para elas, em espaço reservado e supervisionado, ou junto dos pais, em cadeirinhas altas, de acordo com a idade.
- Adolescentes também podem ficar juntos, em mesas destacadas para eles.
- Pais divorciados e que não se relacionam bem devem ficar em mesas separadas, principalmente se tiverem constituído novas famílias.
- Evite montar a “mesa de solteiros”. Os solteiros e desacompanhados podem ser colocados juntos com casais, para que não fiquem isolados ou constrangidos.
- Os amigos podem ser agrupados por afinidades, como colegas do trabalho, da faculdade, etc. Evite colocar alguém que está só e que não pertence ao grupo, com eles, pois esse convidado poderá se sentir isolado.
- Cuidado para não formar uma “parede” de parentes e amigos íntimos ao redor da mesa dos noivos, dificultando o acesso de outros convidados ao casal.
- Especial atenção para idosos, gestantes e portadores de necessidades especiais. Confira os acessos ao local, distância do buffet, palco ou pista de dança, banheiros, etc.
- Não esqueça de reservar uma mesa para os profissionais, como músicos, fotógrafos, etc. Não precisa ser no meio dos demais convidados.
- Por último, tenha sempre mesas extras para convidados de última hora ou para pessoas que precisem ou desejem se separar do grupo durante o evento.
Esperamos que com essas dicas básicas os noivos possam começar o trabalho de distribuir os convidados no salão do casamento de forma mais simples. Não esqueçam de consultar os pais e o assessor antes de fechar o Plano de Mesas para conferir se está tudo certo ou se eles têm alguma sugestão.