A Bíblia e o Casamento
Na Bíblia existem várias citações sobre casamento, bodas e noivos. Um exemplo está em Apocalipse 19, 7-9: Alegremo-nos, exultemos e demos-lhe a glória, porque são chegadas as bodas do Cordeiro.
Na Bíblia existem várias citações sobre casamento, bodas e noivos. Há, por exemplo, alguns momentos em que a palavra “noivo” se refere a Jesus e a palavra “noiva” significa “igreja”, mostrando que os textos sagrados consideram a união conjugal algo tão importante que pode ser comparado à relação de Cristo (o Cordeiro) com sua igreja.
Um exemplo está em Apocalipse 19, 7-9: “Alegremo-nos, exultemos e demos-lhe a glória, porque são chegadas as bodas do Cordeiro, cuja esposa a si mesma já se ataviou, pois lhe foi dado vestir-se de linho finíssimo, resplandecente e puro. Porque o linho finíssimo são os atos de justiça dos santos. Então, me falou o anjo: Escreve: Bem-aventurados aqueles que são chamados à ceia das bodas do Cordeiro.”
Segundo a bíblia, no casamento “…deixa o homem pai e mãe e se une à sua mulher, tornando-se os dois uma só carne.” (Gênesis 2:24). E essa união – homem e mulher / Cristo e a igreja – é tão intensa que mereceu diversas alusões nos cânticos de Salomão, nas profecias de Isaías, nas parábolas de Cristo e até no Apocalipse.
Talvez por isso, em um casamento cristão, em especial no casamento evangélico, a bíblia é parte da cerimônia e tem uma posição de destaque no altar onde os noivos fazem seus votos, simbolizando ali a presença e o poder da Palavra de Deus.