O Casamento do príncipe Harry e Meghan Markle
Um evento digno das princesas dos contos de fadas, mas com toques de modernidade. Assim foi o casamento do príncipe britânico Harry (33) com a atriz americana Megan Markle (36), realizado no dia 19 de maio de 2018 (sábado) na Capela de São Jorge, no castelo de Windsor (34 km de Londres, Inglaterra). A cerimônia começou pouco depois do meio-dia, hora local (8h de Brasília).
Na igreja em estilo gótico, o noivo, sexto na linha sucessória do trono britânico, trajava uniforme de gala militar, do regimento de cavalaria Blues & Royals. Ao seu lado, o irmão e padrinho príncipe Willan. Entre os 600 convidados, estavam presentes a rainha Elizabeth II e o príncipe Philip, avós do noivo, além de familiares e convidados famosos, como apresentadora Oprah Winfrey, o ator George Clooney e sua mulher Amal, o ex-jogador David Beckham e sua mulher Victoria, o ator Idris Elba e os cantores James Blunt e Elton John.
Entrada da Noiva
A noiva deixou o hotel Clividen em um Rolls-Royce Phantom IV, acompanhada da mãe, Doria Ragland. Ao chegar na igreja, Megan fez o início do trajeto até o altar sozinha, seguida por pajens e daminhas. Entre as criança, seis meninas e quatro meninos, estavam o príncipe George (4) e a princesa Charlotte (3), filhos de William e Kate Middleton. À frente da noiva iam e o arcebispo da Cantuária, Justin Welby, líder da Igreja Anglicana, que tomaria os votos matrimoniais do casal, e o deão de Windsor, David Conner, que conduziria a cerimônia.
No meio do caminho, ao som de orquestra e de uma cantora lírica, a noiva passou a ser conduzida pelo pai do noivo, o príncipe Charles. O pai de Megan não compareceu ao evento. Segundo a versão oficial, Thomas Markle, que é separado da mãe da noiva e vive nos EUA, passou por uma cirurgia no coração recentemente e não pode viajar para a Inglaterra por recomendações médicas.
O Vestido da Noiva
O vestido de noiva de Meghan Markle foi desenhado pela estilista Clare Waight Keller, primeira mulher a dirigir a marca francesa Givenchy. O modelo era um longo branco em cady de seda, com decote canoa, mangas longas e grande cauda. Considerado simples, o traje minimalista fez sobressair o véu de cinco metros, feito em tule de seda e com flores bordadas à mão em fios de seda e organza, representando os 53 países da organização Commonwealth.
Na cabeça da noiva, uma tiara de platina, cravejada com diamantes de diversos tamanhos, emprestada pela rainha Elizabeth II. O adereço foi feito para a rainha Mary em 1932 e dado à Elizabeth em 1953. Nas mãos, Meghan trazia um pequeno buquê, elaborado pela florista Philippa Craddock, incluindo algumas flores do jardim do Palácio de Kensington.
Cerimônia emocionante e surpreendente
A cerimônia de casamento de Harry e Meghan foi marcada por muita emoção e diversas surpresas. O bispo Michael Curry, chefe da Igreja Episcopal Americana, fez um inspirado discurso sobre o amor que conquistou a todos. Destaque também para as apresentações musicais do coral gospel The Kingdom Choir, cantando “Stand By Me”, sob a regência da maestrina Karen Gibson, e do jovem violoncelista Cellist Sheku Kanneh-Mason, de apenas 19 anos.
No final da cerimônia, Harry e Meghan, agora duque e duquesa de Sussex, saíram da capela e, ainda nas escadarias, deram o primeiro beijo como casados. Em seguida, o alegre casal desfilou pelas ensolaradas ruas de Windsor em uma carruagem aberta modelo Ascot Landau, diante de milhares de súditos. Depois, a rainha ofereceu um almoço para o casal no castelo de Windsor. À noite, o pai do noivo promoveu uma festa na mansão Frogmore, para 200 seletos convidados.
Atriz e Feminista
Desde o início do noivado, que durou seis meses, Meghan Markle surpreendeu os súditos da coroa britânica. Além de plebeia, ela é norte americana de origem negra, atriz, divorciada, mais velha que o noivo e ativista dos direitos das mulheres e da igualdade de gêneros (Markle é representante da ONU Mulheres).
Nada disso impediu que o casal apaixonado subisse ao altar e dissesse um para o outro seus votos, jurando amar, cuidar e ser fiel ao parceiro. Mas a noiva não jurou obedecer ao marido, como já foi tradição naquele reino. É mais que uma história de princesa. Para muitos, Meghan, apesar de não ter se tornado oficialmente “princesa”, traz mais representatividade do povo inglês atual para a família real. Sem dúvidas, o casamento do ano!