Quatro dicas para organizar seu Destination Wedding
Casamentos com viagens estão se tornando cada vez mais tendência nos cenários atuais. Confira quatro dicas de como organizar seu “casamento longe de casa”
Casar é o sonho de muita gente. O ideal é que tudo saia sempre perfeito, nos mínimos detalhes. Porém uma nova tendência está cada vez mais em alta neste cenário: os chamados destination weddings. Ou seja, casamentos que envolvem viagens e acontecem em outros destinos.
A ideia é fugir das cerimônias tradicionais. Principalmente no pós-pandemia, muitos casais estão se organizando para casar em lugares diferentes, seja na praia, na serra, em um estado diferente ou até mesmo fora do país. Mas, como demanda locomoção, uma organização mais detalhada e atenta deve ser planejada.
Separamos quatro dicas para você organizar seu “casamento longe de casa”. Confira:
1. Escolher um destino que tenha a ver com o casal
Antes de tudo, é preciso escolher o lugar perfeito. Se for um casal que gosta de praias e do verão, locais como as praias do Nordeste são uma ótima escolha. Para quem está com um orçamento maior e quer algo clássico, muitos casais estão começando a realizar a cerimônia em lugares na Europa, como castelos na França.
Com o lugar escolhido, o planejamento pode seguir. O ideal é ter certeza de quantos dias serão necessários e avisar os convidados com bastante antecedência.
2. Pensar nos fornecedores e se preparar para imprevistos
Como se trata de um casamento fora da cidade natal, pensar em fornecedores confiáveis que possam atender nessa ocasião é essencial. Seja na alimentação, na bebida ou em qualquer outro serviço que um casamento precise, buscar uma assessoria especializada em destination weddings evita possíveis perrengues.
É necessário sempre ter um “plano B”, uma vez que, como é algo que acontece longe, a logística precisa ser impecável para o dia ser perfeito. A dica é montar um bom Plano de Contingência.
3. Deslocamentos e hospedagens
Os convidados devem ser avisados com uma boa antecedência. É importante informar todas as pessoas convidadas, no mínimo, um ano antes (Save the Date). Isso inclui detalhes sobre hospedagem, transporte e os documentos necessários, garantindo que os convidados tenham tempo para se organizar.
Para facilitar o trajeto dos convidados, muitos noivos optam por buscar passagens aéreas para todos. Caso os convidados decidam se organizar por conta própria, é preciso comprar passagens aéreas com antecedência para evitar problemas e custos elevados.
Se for uma festa que dure um final de semana (weekend wedding), por exemplo, ficar de olho na hospedagem é essencial. Existem opções, por exemplo, que fecham pacotes em resorts, o que pode sair muito mais em conta.
4. Procurar assistência profissional
Muitos casais frequentemente optam por contratar profissionais especializados em casamentos em destinos específicos, chamados de “wedding planners” (assessor de casamento), para assegurar que cada detalhe seja meticulosamente organizado e realizado. Portanto, é essencial examinar e avaliar as várias opções de especialistas disponíveis no local escolhido.