Duquesa de 85 Anos Distribui Fortuna e Casa-se com Plebeu
Aos 85 anos de idade, uma nobre espanhola enfrenta barreiras mas tem seu final feliz de princesa, casando-se com um plebeu 25 anos mais jovem. Maria del Rosario Cayetana Fitz-James Stuart y Silva, a Duquesa de Alba, casou-se com o funcionário público Alfonso Díez (60). A cerimônia aconteceu nessa quarta-feira, dia 5 de outubro de 2011, na capela do Palácio de las Dueñas, residência da noiva em Sevilha, na presença de menos de 40 convidados.
Entre os presentes, quatro dos seis filhos que a duquesa teve no primeiro casamento, com Pedro Luis Martinez, filho do duque de Sotomayor e morto em 1972. Os outros dois filhos alegaram problemas de saúde e viagem e não compareceram. ?Se a minha mãe sempre se decidir casar, assistiremos, apesar de não deixarmos de discordar? disse o filho Cayetano ao jornal El Mundo.
Partilha Antecipada
O noivado da duquesa de Alba foi cercado de polêmicas. Os filhos da aristocrata não aceitavam o casamento da mãe, por achar que o noivo queria dar um ?golpe do baú?. Antes de casar, o noivo assinou um documento em que renuncia a qualquer pretensão sobre a fortuna da noiva. “Alfonso não quer nada. Ele só quer a mim”, disse a duquesa.
A noiva é uma das mulheres mais ricas da Espanha, chefe da Casa de Alba, que existe há 539, e proprietária de uma dúzia de castelos repletos de obras de arte. Ela é parente do rei James 2º, Winston Churchill (ex-primeiro-ministro britânico) e de Lady Diana. De acordo com o Livro Guinness dos Recordes, Maria del Rosario possui mais títulos que qualquer outro nobre, sendo duquesa sete vezes, condessa 22 vezes e marquesa, 24 vezes.
Boa parte do patrimônio da duquesa é administrada por uma fundação e, em troca de incentivos fiscais, pertence por lei à Espanha, não podendo ser vendido. Mas a fortuna pessoal da duquesa é estimada entre ?600 milhões e ?3,5 bilhões (entre R$ 1,5 bi e R$ 8,6 bi). “Possuo muitas obras de arte, mas não posso comê-las, posso?”, protestou a noiva. Para minimizar a celeuma, Maria del Rosario fez uma partilha antes de casar, distribuindo antecipadamente sua fortuna entre os filhos.
Duas Vezes Viúva
Esse foi o terceiro casamento da duquesa. O segundo, também polêmico, foi em 1978 com um ex-padre jesuíta, Jesus Aguirre, morto em 2001. Ao final da cerimônia do casamento com Diez, visivelmente feliz, Maria del Rosario saudou os cerca de 700 populares que aguardavam junto ao palácio e agradeceu com uma dança, mostrando que nenhum obstáculo é grande o bastante para impedir um sonho.
Contos de Fada da Vida Real
Veja outros casamentos recentes entre nobres e plebeus:
- 30/07/2011: Princesa Zara Phillips (Inglaterra) e Mike Tindall
- 01/07/2011: Príncipe Albert II (Mônaco) e Charlene Wittstock
- 29/04/2011: Príncipe William (Inglaterra) e Kate Middleton
- 19/06/2010: Princesa Victória (Suécia) e Daniel Westling