Brasil Testa Passaporte com Chip
Essa é para os noivos com viagem de lua-de-mel para o exterior marcada para o final do ano: Em dezembro de 2010 começam os testes com o passaporte eletrônico (o passaporte biométrico ou simplesmente e-passaporte). O novo documento de viagem tem um chip semelhante aos dos cartões de crédito, onde são gravados dados biográficos (nome, data de nascimento, sexo etc.) e biométricos (impressões digitais e fotografia do rosto em alta definição) do titular.
A ideia é que a nova tecnologia traga mais segurança contra fraudes e falsificações e torne o processo de migração mais ágil. A gravação das informações em chip dificulta o acesso por fraudadores e complementam os dados do código de barras presentes no modelo atual do documento. Segundo previsões, com leitores de chip implantados nos aeroportos, o passageiro poderá ser liberado em até oito segundos.
O primeiro a implantar o sistema de leitura de dados do e-passaporte será o Aeroporto Internacional de Brasília – Presidente Juscelino Kubitschek. Espera-se uma economia com pessoal, espaço no setor de migração dos aeroportos e tempo nas filas. Mesmo assim o viajante que precisar tirar um novo passaporte deverá desembolsar um valor maior para a emissão do documento a partir de dezembro, devido ao reajuste de preço anunciado para o mês. Além disso é preciso ter cuidado com as datas: atualmente o agendamento para pedir um passaporte na região metropolitana de São Paulo demora cerca de um mês.