Senado Aprova PEC das Domésticas
Uma notícia que interessa não só aos trabalhadores domésticos do Brasil, mas também a quem contratou ou pretende contratar profissionais da categoria: O Senado aprovou a Proposta de Emenda à Constituição 66/2012, que amplia os direitos trabalhistas desses empregados do lar. O conjunto de medidas pode representar um aumento mensal de mais de 40% nas despesas com empregados domésticos.
Finanças e Orçamento Doméstico
A chamada PEC das Domésticas foi aprovada por unanimidade em segundo turno e não precisará de sanção da presidente Dilma Rousseff para vigorar. A medida beneficia todos os profissionais contratados por pessoas físicas para desempenhar funções em domicilio familiar, como faxineira, lavadeira, passadeira, cozinheira, babá, governanta, mordomo, jardineiro, caseiro, acompanhante de idosos (cuidador), motorista e até piloto particular de avião ou helicóptero.
Apesar de já entrar em vigor no dia 2 de abril de 2013 (próxima terça-feira), quando será promulgada pelo Congresso Nacional, a nova legislação dependerá de regulamentação para questões que ainda estão em discussão, como a do FGTS, mas outras medidas terão aplicação imediata, como salário mínimo, jornada de 44 horas semanais e hora extra (veja o quadro abaixo).
A Proposta foi apresentada em 2010 pelo dep. Carlos Bezerra (PMDB-MT). O país tem cerca de sete milhões de trabalhadores domésticos, sendo que 97% são mulheres e somente um terço são formalizados. Atualmente, a categoria já tem assegurados por lei direitos como 10º salário, férias remuneradas, estabilidade por gravidez, licenças maternidade e paternidade, etc. Veja lista completa.
Proposta de Emenda à Constituição 66/2012 |
|
---|---|
O que entra em vigor no dia 02/04/2013 |
O que ainda depende de regulamentação |
|
|
A nova legislação tem sido comemorada pela categoria, mas também trazido preocupação – para patrões e empregados – com as mudanças nas relações de trabalho e no comportamento das famílias brasileiras. Mesmo quem ainda está organizando o casamento, diante do novo cenário, já refaz as contas para montar o orçamento da vida a dois.