Quando optar apenas pelo casamento no civil
Todo mundo deve saber que a maioria dos noivos, quando decide se casar, costuma realizar a cerimônia no civil e também no religioso. Mas há também aqueles que optam apenas pelo casamento no civil, por razões inúmeras, que vão desde a falta de crença em alguma religião ou a escassez de recursos financeiros, até a impossibilidade de se casar na igreja.
Questões Religiosas
Entre os casais que pensam em realizar apenas o casamento no civil, há os que não seguem nenhuma religião e, portanto, dispensam a tão habitual “bênção” das cerimônias religiosas. Nesse caso, detalhes como o vestido da noiva, a decoração e a festa, por exemplo, não entram nas preocupações dos noivos, que voltam-se apenas para as decisões judiciais, como a documentação exigida ou por que tipo de união irão optar.
Ou ainda os noivos que são divorciados e que, por já ter realizado cerimônias religiosas em seus casamentos anteriores, não podem se casar na igreja novamente, já que, para algumas religiões como a Católica Romana, o matrimônio é indissolúvel.
Questões Financeiras
Noivos que estão com o orçamento apertado e por isso abrem mão de uma cerimônia religiosa, com festa, vestido e decoração, diminuindo bruscamente os gastos. Nesse caso, os noivos podem até fazer a cerimônia em outra ocasião, quando estiverem em melhores condições.
Estilo de Vida
Paralelamente, há os que enxergam nas cerimônias religiosas atuais algo meramente superficial, mais voltado à preocupação estética do que com o verdadeiro sentido espiritual existente por trás do casamento. Há também o caso de casais que já vivem juntos e desejam apenas formalizar a união perante a lei.
Seja qual for o caso, é importante reconhecer que cabe apenas aos noivos a decisão de se casar na igreja ou no civil, não devendo ser levada em conta a pressão externa, seja de suas famílias ou da própria sociedade, de seguir a convenção de realizar as duas cerimônias. Deve sempre prevalecer o consenso apenas do casal. Mesmo porque eles podem mudar de ideia ou fazer uma cerimônia e festa em outra ocasião.