9 Dicas para a Viagem de Lua de Mel
Confira dicas para viajar em casal e curtir muito mais
Separamos para os casais (namorados, noivos ou casados) 9 dicas para quem pretende viajar a dois, seja em viagem de lua de mel, turismo ou férias, evitando problemas e curtindo mais o passeio
O Guia de Casamento separou nove dicas essenciais para quem pretende viajar a dois, seja em viagem de lua de mel, turismo ou férias, evitando ou contornando problemas comuns e tirando mais proveito do passeio. A palavra-chave aqui é planejamento. Pensar nos detalhes, mesmo os pequenos, antes de partir para uma aventura em casal, em uma cidade ou país desconhecido, poderá render aos namorados ou noivos muito mais conforto e prazer durante o percurso, no destino e na volta para casa. Então confira nossas sugestões e boa viagem!
Sugestões para viagem a dois
1. Informe-se: Antes de viajar, faça uma pesquisa sobre o lugar para onde vocês estão indo. Monte uma lista com dicas de roteiros, história, curiosidades e costumes do lugar, lugares estratégicos (shoppings, restaurantes, farmácias, supermercados, etc.). Também vale entrar nas redes sociais e interagir com quem já esteve ou mora lá. Isso ajuda a fugir das famosas armadilhas para turistas e descobrir o que há de melhor.
Confira também: Plano de Viagem para a Lua de Mel
2. Roteiro combinado: Se for viajar em pacote, confira tudo o que está incluso (diárias, traslados, ingressos de atrações etc.). De pacote ou não, montem um roteiro próprio com coisas que você e ele/ela gostariam de fazer no destino. Talvez não dê tempo ou haja disposição de ambos para fazer tudo, por isso é importante negociar. Afinal, nem todo mundo sonha em andar na montanha-russa gigante, mergulhar entre os tubarões ou pular de paraquedas.
3. Menos é mais: Reduza ao máximo a quantidade e o tamanho dos volumes (malas, bolsas, necessaires, etc.), principalmente se o roteiro tiver vários destinos. Tetem ser práticos e pensem em mobilidade. Levem roupas e acessórios que combinem com a programação, com o estilo e o clima do lugar. Confira nossas dicas para fazer as malas para a Lua de Mel.
4. Durante a viagem: Se a viagem for longa, lembre-se de separar na bagagem de mão algumas coisas para que vocês se distraiam no percurso. Uma hora o assunto acaba ou o sono vence um dos dois. É um bom momento para ver um vídeo no tablet, pôr as redes sociais em dia, ler um livro ou revista, um joguinho, etc.
5. Partidas e chegadas: Nos aeroportos, rodoviárias, traslados e na chegada ao hotel, cuidado com seus pertences! Mantenha os olhos (e as mãos) em malas, sacolas e objetos de mão. Atenção especial com documentos, carteiras e bolsas. Nessa hora a sintonia do casal ajuda: um cuida do outro.
6. Na alegria e na tristeza: Aqui vale a velha máxima “esperem o melhor mas estejam preparados para o pior”. Numa viagem, nem tudo costuma sair como planejado. E quando algo foge do controle, a hora é de lançar mão da parceria do casal. Tente conversar com ele/ela sobre o problema e buscar soluções, mantendo a calma e o lado racional funcionando. Várias situações podem ser contornadas com um plano de contingência, feito antes da viagem, que pode incluir seguros pessoais e de objetos, telefones de emergências, vacinas e reserva estratégica de dinheiro.
7. Socialize: Mesmo em casal, viagens podem ser uma boa oportunidade para conhecer pessoas, trocar dicas e fazer novas amizades, em especial em pacotes. Por isso, tentem interagir um pouco com os demais membros do grupo. Não é porque vocês estão em lua de mel que precisam se isolar dos outros e “ficar de grude” 24 horas por dia!
8. Fuja do cardume I: Sim, pacotes turísticos são ótimos, principalmente quando é para um lugar que não conhecemos. Mas quando se está em casal, também é bom dar uma fugidinha do grupo de vez em quando para se aventurar, descobrir lugares e experiências diferentes (lembra da pesquisa que dissemos para fazer?). Aproveite os tempos livres oferecidos ou apenas avisem ao guia que vocês farão outro roteiro. Mas atenção à programação do grupo, para vocês não perderem horários importantes, como saídas de ônibus, check-outs de hotéis ou horários de voos.
9. Fuja do cardume II: Como dissemos, mesmo se estiverem em pacote você não são obrigados a seguir todos os roteiros sugeridos pelos guias. De repente pode ser mais divertido tirar o dia para relaxar, acordar mais tarde e curtir mais as acomodações e “estrelas” do hotel, como o restaurante, a piscina, sauna, SPA e, claro, a suíte, afinal vocês estão em Lua de Mel!