Dezembro é o Novo Mês das Noivas
O mês de maio está cada vez menos concorrido para casamentos
Sempre ouvimos dizer que maio é o Mês das Noivas, mas nos últimos anos esse conceito está mudando. De acordo com dados do IBGE, o mês campeão de casamentos é dezembro. Maio já caiu para o quinto lugar.
Sempre ouvimos dizer que maio é o Mês das Noivas, mas nos últimos anos esse conceito tem mudado. Essa tradição vem de longe, como uma espécie de homenagem dos católicos à festa de consagração de Maria, mãe de Jesus. A comemoração do Dia das Mães também contribuiu para a associação com as noivas.
Mas, de acordo com dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o mês campeão de casamentos é dezembro. O segundo preferido foi novembro, seguido por setembro e outubro. Maio caiu para o 5º lugar (dados de 2023)!
Isso ocorre porque em dezembro, além do 13º salário, férias e outros benefícios, os noivos aproveitam o período de festas para esticar um pouco mais a lua-de-mel. Portanto, agora até podemos dizer que dezembro é o novo Mês das Noivas!
Não existe uma explicação oficial quanto à preferência dos demais meses pelos noivos. Acredita-se que seja pela proximidade das férias e de pagamentos extras, como primeira parcela do 13º salário, PIS, etc.
Em setembro também se dá o início da primavera, o que, além de deixar um clima mais romântico, é o mês em que existe uma melhor oferta de flores. Isso faz com que os noivos tenham mais opções em relação à decoração da cerimônia e da festa de casamento, o que pode baratear os custos do casamento e ainda deixar a cerimônia e a festa mais floridas e alegres.
Meses menos procurados podem trazer vantagens
Já o mês de agosto é o segundo menos procurado pelos noivos (só ganha de fevereiro) pois, segundo os supersticiosos, não traz boa sorte casar-se neste mês. Além disso, agosto fica no inverno, a estação que menos atrai os nubentes. Mas quem precisa economizar e não dá importância para superstições, pode até ter vantagens em se casar no oitavo mês.
Quanto a a dezembro, até os famosos têm escolhido o último mês do ano para as bodas, como Athina Onassis e Doda Miranda, Isabelli Fontana e Henri Castelli, Tânia Kalil e Jair Oliveira, Danielle Winits e Cássio Reis, Letícia Sabatella e Fernando Pinto. Mas lembre-se: quanto mais concorrido o mês, maiores costumam ser os custos e a antecedência exigida para os agendamentos de igrejas, buffets, etc.