Superstições de Casamento
Costumes que os noivos seguem no Grande Dia por tradição ou para dar sorte
As superstições de casamento atravessam culturas e religiões e, mesmo tendo origem ou eficácia duvidosa, muitas delas costumam marcar presença dos preparativos ao grande dia. Conheça algumas delas
Praticamente todas as manifestações sociais são cercadas de tradições e simbolismos. Muitas dessas tradições têm sua origem na religião, na crença popular, no folclore e nas superstições. A ideia de que certas coisas podem trazer boa sorte ou azar vem desde o início dos tempos, está presente em todas as culturas e, quase sempre, segue lado a lado com as convicções religiosas.
As superstições estão em muitas atividades sociais ligadas ao futuro próximo das pessoas e que demandaram uma tomada de decisão importante, como o casamento. Muitas noivas seguem os costumes populares somente por força da tradição (como o vestido de noiva branco) ou por precaução, outras acreditam fielmente que essas práticas dão resultados reais, trazendo coisas boas ou protegendo contra o mal.
De origem religiosa ou comercial, pela prosperidade ou fertilidade, independente do motivo, o fato é que, mesmo na correria dos preparativos, noivos, pais, padrinhos e convidados reservam sempre um tempinho para seguir antigas tradições e simpatias, cuja origem é duvidosa ou simplesmente já se perdeu no tempo.
Veja abaixo algumas das superstições de casamento mais famosas, que o Guia de Casamento (pelo sim, pelo não) separou para você:
- O noivo não dever ver a noiva com o vestido do casamento antes do evento.
- Em algumas culturas, a noiva permanece com o véu no rosto durante toda a cerimônia. Dizem que, por causa disso, os judeus costumam levantar rapidamente o véu da noiva logo no início da cerimônia, para se certificar que está casando com a pretendente certa.
- Mesmo que os noivos já vivam juntos, devem passar a noite anterior ao casamento separados.
- O noivo deve chegar sempre à igreja antes da noiva e deve entrar no lugar primeiro com o pé direito.
- A noiva deverá usar uma coisa velha, uma coisa nova, uma coisa emprestada e uma coisa azul. Como diz a rima em inglês: “Something old, something new, something borrowed and something blue“? O velho simboliza o passado e a continuidade, o novo representa otimismo, esperança para a vida futura, o emprestado é a felicidade que deverá ser partilhada pelo casal e o azul, a fidelidade, amor eterno e pureza.
- Noiva chorando no dia do casamento é bom sinal. Essas deverão ser as últimas lágrimas que derramará ao lado do amado.
- Os noivos cortam juntos a primeira fatia de bolo do casamento para assegurarem uma vida de partilha.
- Tocar nos noivos no dia do casamento traz boa sorte. Diz-se que nesse dia o casal é abençoado por Deus (e não é?)
- Atirar arroz ou pétalas de rosas nos noivos garante fertilidade ao casal
- Quem duvida que aquela que pegar o buquê da noiva é a próxima a casar?
- Ao entrar na casa nova, o noivo deve carregar a noiva nos braços e entrar primeiro com o pé direito, pois dá azar a noiva tropeçar logo na entrada.
Superstições do Vestido de Noiva
- A noiva não pode participar da confecção de seu próprio vestido.
- Em alguns países, acredita-se que a noiva não deve fazer mais do que uma prova do vestido de casamento escolhido ou que está sendo confeccionado (essa é difícil!)
- A noiva não pode colocar o vestido totalmente pronto antes do dia do casamento. Nem que fique faltando um botãozinho para colocar ou um detalhe para prender.
- Ter o nome bordado na barra do vestido da noiva pode atrair casamento para a mulher solteira.