10 Dicas para Casamento no Inverno
Veja dicas para quem pretende se casar na estação mais fria do ano
O Guia separou dez dicas para quem está se preparando para fazer o casamento no inverno, tanto para adequar o evento ao frio da estação quanto para usar o tema na decoração, buffet etc.
Você vai se casar no inverno? Parabéns! O Guia separou, especialmente para você, dez super dicas para quem está organizando um casamento no inverno, em especial para quem mora nas regiões marcadas pelo frio durante a estação, como os estados do sul e sudeste do Brasil.
Para quem vive nas regiões mais quentes do país, a dica é aproveitar a época e realizar um evento temático, aplicando elementos “invernais” na decoração, buffet, etc. O filme de animação Frozen – Uma aventura congelante, da Disney, pode ser uma boa inspiração!
Confira abaixo nossas dicas:
- Para criar um ambiente aconchegante, utilize velas, lamparinas, castiçais e outros na decoração. Luzes amarelas, laranja e vermelhas em cantos estratégicos também dão um bom efeito.
- Se estiver numa região fria, verifique se o local tem sistema de aquecimento ou alugue aquecedores de ambiente, que também dão um charme especial na decoração.
- Se optar por um tema mais invernal, abuse do branco, tons off white, prata e azuis claros, em tecidos transparentes e brilhantes, como tules, microtules, sedas, etc. Eles podem estar nas cortinas, toalhas de mesa, detalhes da decoração, etc. Para criar um ambiente clean glacial, no estilo “Frozen”, espelhos, cristais, luzes brancas e azuis completam o clima.
- Você também pode optar por um estilo mais alegre, contrastando o branco com cores quentes, como amarelo, verde, vermelho, pink, etc. Elas podem ir nas toalhas e centros de mesa, vasos, cachepôs e arranjos de flores, etc.
- Por falar em arranjos, escolha as flores da estação, que estarão mais frescas e baratas, além de serem mais adaptadas ao clima, o que faz com que durem mais. As espécies mais usadas nos casamentos de inverno são copo-de-leite, flor de ervilha, gérberas, flor de cerejeira, boca-de-leão, gypsophila (mosquitinho), rosas, alstroeméria, orquídeas chuva-de-ouro e cymbidium e tulipa.
- No buffet, pratos mais quentes e encorpados. Caldos e sopas na entrada, carnes vermelhas e molhos mais espessos ou massas com queijo no prato principal e chocolates na sobremesa são a pedida ideal para aquecer os convidados.
- Se a festa for seguir madrugada adentro, ofereça aos convidados caldinhos (carne, feijão, mandioquinha, verde etc.) em alguns momentos estratégicos ou servidos em uma ilha de caldos.
- Ao final do serviço de buffet, um casamento no inverno não dispensa uma farta mesa de café, com direito a chocolate quente, licores, cookies, bolos e outras guloseimas.
- Como lembrancinhas, uma boa pedida são os lenços, echarpes, cachecóis e pashminas. A novidade aqui é que essas lembranças podem ser oferecidas no início da festa (entregues na entrada ou colocadas sobre as mesas), para os convidados utilizarem no decorrer do evento, se necessário.
- Para regiões frias, o vestido da noiva pode ser mais longo e confeccionado com tecidos mais pesados e armados. Em locais onde a temperatura varia muito, os acessórios e peças intercambiáveis podem ser a saída, como estolas, luvas, casaquinhos, boleros, além de vestidos com saias e mangas removíveis.
O importante é saber como o clima costuma se comportar durante o período do inverno em sua região e adequar cada detalhe do evento com criatividade.