10 Dicas para Casamento no Verão – Parte 1
O Guia de Casamento preparou para as noivas 10 dicas para casar no verão, a estação da luz, com informações sobre os preparativos: trajes, buffet, local do evento, etc. Veja a primeira parte da matéria
Uma das informações mais importantes na definição da data do casamento é saber em qual estação do ano se dará o evento. Alguns preparativos da organização terão que se adaptar às características da estação, como local, horário, decoração, trajes, buffet etc. Como o Brasil tem um território muito vasto, é preciso considerar também os diferentes modos que as estações se manifestam em cada região.
Estação da Luz
Para casar no verão, vários detalhes exigem um pouco mais de cuidado: a escolha do vestido de noiva, dos vestidos das mães e madrinhas, dos trajes do noivo, padrinhos e demais convidados; as flores da estação. É preciso também considerar algumas peculiaridades e consequências da estação. Mas, tomando alguns cuidados básicos, é possível, sim, ter o casamento dos sonhos no verão. Veja nossas dicas:
1. Dias mais longos e Horário de Verão
Em alguns locais, temos sol e claridade até mais tarde nessa época. Algumas regiões do Brasil adotam o horário de verão. Nesses locais os relógios são adiantados em uma hora para aproveitar a luz e economizar energia.
Dicas: Olha a hora! Um casamento marcado para as 19h, que seria considerado noturno, acaba sendo ?diurno?, com consequências em vários detalhes, como buffet, trajes (inclusive o vestido da noiva), maquiagem, foto e filmagem, etc. É preciso checar se os fornecedores e convidados não estão utilizando um horário diferente. Cuidado com a hora dos voos, expedientes bancário e comercial, etc.
2. Calor
O calor vai influenciar no local da cerimônia e festa, nos trajes , na maquiagem e cabelo, no buffet e até no transporte dos noivos.
Dicas: Verifique ventiladores, ar-condicionado, cobertura, exautores etc. no local. Para os trajes, tecidos mais leves e fluidos, com cores mais claras para todos. No buffet, nada de sopas quentes ou cardápios ?pesados?… ver também o local onde vão ficar expostos os pratos, doces, chocolates, etc.
3. Chuvas no final do dia
No verão do sul e sudeste, quase sempre chove no final do dia.
Dicas: O local da cerimônia e festa devem ser cuidadosamente escolhidos. Se for um sítio, veja se há área coberta. Atente também para o caminho que será percorrido pelos noivos e convidados no local. Cuidado com carros e carruagens conversíveis também. Além disso, a chuva costuma causar transtornos no trânsito.
4. Tempestades com raios e granizo
Raios são potencialmente perigosos em lugares abertos. Tempestades elétricas também podem prejudicar aparelhos eletrônicos e afetar a rede de energia.
Mais uma vez a dica é: atenção com o local do evento. Confira as instalações elétricas do lugar (veja a próxima dica). Quanto às chuvas de granizo, elas costumam ser rápidas, mas ruidosas. A cobertura precisa ser reforçada.
5. Falta de energia
Na estação mais quente do ano também são comuns blackouts, causados pela excessiva demanda de energia elétrica, tempestades com raios, quedas de árvores e de postes.
Dica: Confira se os lugares onde ocorrerão a cerimônia e a recepção têm gerador ou plano de contingência para o caso de apagão.
Veja na segunda parte dessa matéria, mais dicas para você fazer seu casamento no verão com toda luz e felicidade que a estação mais alegre do ano tem para oferecer. Clique aqui para a Parte 2 da matéria.