40 Dicas para Economizar no Casamento – Parte 2
Veja como reduzir os gastos com do Grande Dia
Veja aqui a segunda parte da seleção de 40 dicas que o Guia de Casamento montou para ajudar você a economizar nos preparativos do seu casamento. Você também pode criar suas próprias soluções
Veja mais algumas dicas que poderão tornar seu casamento mais econômico. Você não precisa seguir à risca todas elas. Além disso, poderá criar suas próprias soluções para economizar no evento. São apenas sugestões do Guia para que você saiba que é possível diminuir despesas, mesmo em um evento de sonhos.
• Clique aqui para acessar a primeira parte dessa matéria.
Local da Cerimônia e Festa
20. Case na chamada “entresafra de casamentos”. Evite maio, setembro, dezembro ou janeiro. Quem disse que agosto é o mês do desgosto? Para a noiva, agosto pode ser o grande mês da economia!
21. Sábado é o dia mais caro da semana para casar. Tente marcar o evento em um sexta-feira ou domingo.
22. Faça cerimônia e festa no mesmo lugar, como um buffet com área para cerimônia, sítio com capela ou igreja com salão de festas.
23. Escolha um local que não precise de muitos adornos extras, como um jardim.
Buffet do Casamento
24. Monte uma mesa de aperitivos para que todos se sirvam em vez de servi-los individualmente em casa mesa.
25. Mais uma vez, amigas e familiares poderão ajudar na elaboração do cardápio, aperitivos, bem-casados e sobremesas. Móveis e acessórios como talheres e louças poderão ser alugados à parte.
26. Em vez de almoço ou jantar, faça um brunch, recepção estilo ?Bolo e Champanhe? ou coquetel mais informal.
27. Sirva os pratos no estilo americana ou franco-americano (self-service) em vez de à francesa ou à inglesa (na mesa), reduzindo o número de garçons.
28. Em algumas famílias americanas existe a tradicional ?potluck reception? em que os noivos pedem aos convidados que levem os pratos do cardápio. Isto é indicado apenas para minicasamentos realmente bem informais. Se seus convidados estiverem ?prontos? para essa experiência, será uma opção bastante econômica e divertida.
29. Em vez de sobremesas, sirva o bolo do casamento.
30. Decore o topo do bolo com flores, rosas ou frutas em vez de usar um topo de bolo tradicional ou utilize um topo de bolo (noivinhos) mais simples, desses que se compram em lojas de festas. Os personalizados costumam valer mais.
31. Limite os tipos de bebidas a vinhos, cervejas, refrigerantes, sucos e água. Evite drinks elaborados ou bebidas mais caras como whisky, champanhe, vodka ou licores importados.
32. Sirva as bebidas nos copos em vez de deixar as garrafas nas mesas.
33. Não se importe com o brinde com champanhe. O convidados podem brindar com qualquer bebida.
Música do Grande Dia
34. Contrate o mesmo serviço de música para a cerimônia e recepção.
35. Contrate um DJ iniciante ou monte uma playlist e peça a alguém para manter o som funcionando.
36. Será que não existem um músico profissional na família?
37. Para a festa, compre adereços com perucas, óculos e boás, em lojas virtuais ou diretamente com fornecedores ou atacadistas.
Foto e Filmagem
38. Tenha pelo menos um fotógrafo e um cinegrafista profissional para o registro principal.
39. Escolha o pacote básico, com álbum e gravações editadas em DVD. Nisso não convém economizar muito, pois você não pode correr o risco de perder os melhores momentos do casamento.
40. Mas combine com a empresa que convidados e familiares também poderão registrar o evento com suas próprias máquinas. Para evitar confusão, defina antes quem poderá filmar e fotografar. Escolha quem tem os melhores equipamentos e mais experiência.
E não esqueça: a Internet poderá ser sua grande aliada para economizar tempo e dinheiro na hora de pesquisar profissionais e empresas. Consulte nosso Guia de Serviços, que tem o sistema exclusivo de Multicotação. Siga todos as boas práticas na hora de escolher produtos e serviços, como colocar tudo em contrato, para evitar dores de cabeça e tenha um casamento maravilhoso.