12 Cuidados para um Casamento Perfeito – Parte 1
O que fazer para evitar ou contornar imprevistos no Grande Dia
O sonho do casamento perfeito pode virar pesadelo se alguns cuidados não forem tomados. O Guia separou 12 itens, com dicas de prevenção e solução, para driblar imprevistos. Confira a primeira parte
Um evento grandioso, organizado durante meses, envolvendo tantas pessoas, está sujeito a algum imprevisto ou pequenos incidentes. O que tornará o sua cerimônia e festa perfeitas não é a ausência de problemas e sim a eficiência com que eles foram resolvidos, passando, muitas vezes, despercebidos para os convidados. Por isso, o Guia reuniu 12 cuidados para ter um casamento perfeito, com dicas de como evitar ou, eventualmente, contornar a situação.
A dica fundamental para a noiva é: não tente carregar o mundo nas costas sozinha! É o seu Grande Dia. Diante do imprevisto, converse com seu noivo, com sua assessora, parentes e amigos próximos, delegue tarefas, tente manter a calma e a confiança. Lembre-se que não vale a pena se estressar e prejudicar o momento por causa de detalhes como uma cor trocada, uma flor diferente do combinado ou aquela música que não estava na playlist. Confira abaixo a primeira parte do nosso especial.
Como prevenir ou solucionar problemas no casamento
1. Chuva
Problema: Embora sejam mais comuns em determinadas épocas do ano, na prática, as chuvas podem cair em qualquer dia (ainda mais atualmente, com as mudanças climáticas a todo vapor), causando transtornos no caminho para o casamento e no próprio evento.
Solução / prevenção: Se o casamento for em local aberto (sítio, praia, jardim…) certifique-se que há toldos, coberturas, ombrelones ou área coberta para proteger a todos. Se o evento for em local fechado, confira se o acesso ao local costuma ter problemas em períodos chuvosos, como alagamentos e quedas de barreiras.
Leia também: Casamento no Verão
2. Falta de energia
Problema: Um apagão em plena cerimônia ou festa pode causar muitos problemas (inclusive durante o dia), e até mesmo impossibilitar ou encerrar o evento mais cedo que o previsto, por falta de iluminação, som, ar-condicionado e sistemas de conservação dos alimentos.
Solução / prevenção: Confira se os locais contratados possuem geradores próprios ou se há a possibilidade/necessidade de alugar esses equipamentos para o dia. Em alguns casos, a falta de energia no casamento pode motivar abertura de processos com direito a indenização aos noivos.
3. Outro evento no mesmo dia
Problema: Os convidados podem ficar divididos entre seu casamento e o de outra pessoa, ou um evento diferente, como aniversário, confraternização, etc. marcado para o mesmo dia e horário.
Solução / prevenção: Antes de definir a data do seu casamento, pesquise o que se celebra no dia, se não é uma data comemorativa importante, se haverá algum evento grande ou aniversário de alguém na família, que costuma ser festejado. Pode ser o caso de repensar a data.
4. Convidados desanimados ou animados demais
Problema: A festa está demorando para se animar, os convidados não saem das mesas e a pista está às moscas. Ou os convidados estão muito exaltados, exagerando na comemoração, causando problemas, incidentes e preocupações.
Solução / prevenção: Para a falta de animação, prepare com antecedência um roteiro com brincadeiras e atrações para a festa. Se possível, contrate um animador profissional. Já para o excesso de animação, controle a quantidade de bebidas alcoólicas servidas, coloque músicas mais “calmas”, tente manter o foco dos convidados na programação da festa e, em último caso, encerre o evento um pouco mais cedo, de forma discreta.
5. Comida fria ou bebida quente
Problema: Ninguém merece chegar numa festa e descobrir que os pratos que deveriam ser quentes, estão frios e as bebidas que seriam geladas (como refrigerantes, cervejas e sucos) estão quentes.
Solução / prevenção: Esse é o tipo de problema que deve ser tratado antes com o fornecedor do buffet. Garanta em contrato o compromisso com a qualidade das comidas e bebidas e maneiras de contornar situações assim, como a disponibilidade de cozinheiros, fornos, fogões, freezers, gelo extra etc. no dia.
6. Noivos doentes
Problema: Depois de meses de intensos preparativos o casamento finalmente está chegando, e com ele, um problema de saúde inesperado ou mesmo um acidente (pode acontecer com qualquer um).
Solução / prevenção: Para prevenir doenças mais comuns, como gripes e resfriados, o bom é, durante os preparativos, cuidar da saúde com as fórmulas básicas: alimentação saudável, exercícios e controle do estresse. Consulte seu médico e avalie a necessidade de outras medidas preventivas, como vacinas, vitaminas ou suplementos. Se puder, mantenha um bom plano de saúde. Defina com os fornecedores, em contrato, os procedimentos para o caso de uma eventual necessidade de adiar o evento. E xô neura!
Não perca aqui a segunda parte de nosso especial sobre 12 cuidados para ter um casamento perfeito e evitar imprevistos na sua cerimônia e festa do casamento.