O Noivo Mudou?
O novo papel do noivo moderno nos preparativos do casamento
Os noivos deixaram de lado o papel único de assinar os cheques dos fornecedores e foram à luta por mais atenção na cerimônia, e também por uma maior participação na organização do casamento
Já faz algum tempo que os noivos deixaram de lado o papel único de assinar os cheques dos fornecedores, arregaçaram as mangas e foram à luta por mais atenção na cerimônia, e também por uma maior participação na organização do casamento. Mas isso não aconteceu da noite para o dia. Faz parte de um processo que acompa a própria evolução da sociedade, e continua acontecendo. As noivas, é claro, estão adorando!
A primeira revolução tinha a ver mais com a aparência no dia do casamento: talvez motivados pelas próprias noivas, eles começaram a opinar mais na escolha do traje, muitas vezes assumindo totalmente esse papel, e até passaram a ter o seu "Dia do Noivo".
Antigamente, eram os pais dos noivos que financiavam tudo. Mas à medida que os casais passaram a assumir parcial ou totalmente as despesas do casamento, os futuros maridos começaram a reivindicar atenção dos fornecedores não só na hora de fechar o negócio, mas também na de escolher produtos e serviços para o casamento.
E não foi somente na organização da festa, com a seleção das bebidas, do buffet e da animação musical. O planejamento da cerimônia também abriu espaço para a opinião masculina, que passou a influenciar desde a escolha da religião, quando há divergências no casal, até a decoração da igreja.
Questão de equilíbrio
Além de suas opiniões sobre os detalhes da cerimônia e festa, os homens trouxeram para o check list do casamento um lado mais prático, que pesa mais os valores de cada serviço, negocia preços, prazos e descontos e até corta despesas. Isso tudo se soma, na medida certa, com o desejo das noivas de realizar um sonho: entrar na vida a dois através de um evento majestoso.
E esse novo noivo tem sido notado pelas empresas. "Diariamente recebo diversos estilos de casais e o que tem se apresentado como uma nova concepção é a presença do noivo. Ele participa, dá sua opinião, interage principalmente na hora do acerto final, quer desconto e se mostra participativo, auxiliando na busca de profissionais pela internet, telefone e está presente até nas reuniões de check list, ou seja, participa de todas as etapas. Isso é muito bom, pois mostra o novo conceito de família que esta surgindo, cada vez mais homens e mulheres se unem com o objetivo de compartilhar, de ser uma troca" afirma Renata Rodrigues, Relações Públicas e Assessora da Saint Morit’s Eventos.