Aniversário de Casamento – Especial: Bodas de Prata e Ouro
Enquanto os primeiros aniversários de casamento são comemorados com troca de presentes e programas a dois, as bodas maiores assumem um caráter familiar. Veja como são as bodas de Prata e Ouro.
Para casais felizes, todas as datas e aniversários são importantes. Mas, enquanto as comemorações dos primeiros aniversários se passam na intimidade, com troca de presentes e programas a dois, as bodas maiores (a partir das Bodas de Prata) assumem um caráter familiar. É quando a comemoração exige maior brilho e maior destaque.
A comemoração de Bodas de Prata é uma renovação do casamento, após 25 anos, e a de Bodas de Ouro, após 50 anos. Por isso mesmo é bem semelhante à comemoração de um Casamento, mas com a participação ativa de filhos e netos e com algumas diferenças nos itens abaixo:
- Anel de Bodas (aliança)
- Bolo de bodas
- Cerimônia de bodas
- A roupa do casal
- Convite de bodas
- Recepção
- Presentes de bodas
- Lembrancinhas
Anel de Bodas
Na comemoração das bodas de prata, durante a cerimônia religiosa, há a bênção e a troca das alianças, que podem ganhar um filete de platina ou de ouro branco. Ou podem ser confeccionadas em ouro branco sobre o qual são cinzeladas folhas de hera, o símbolo da fidelidade.
Já as das bodas de ouro são feitas em ouro amarelo, no estilo convencional, ligeiramente mais grossas. No topo e bem no centro recebem uma camada superposta, ainda em ouro, mas em tonalidade diferente, na qual são gravadas as folhas de hera. Alguns casais não mudam as alianças, ou acrescentam um detalhe, como um brilhante no anel da mulher.
Bolo de bodas e Decoração
O bolo de bodas deve ter um detalhe prateado ou dourado na cobertura, no prato ou ao menos na toalha da mesa. Também se usa colocar no bolo 25 ou 50 velas, que o casal apaga, cercado pelos filhos e netos.
A decoração também pode acompanhar o mesmo estilo.
Cerimônia de bodas
- Os netos abrem o cortejo até o altar, seguidos pelos filhos, noras e genros.
- O casal entra logo a seguir, mantendo uma pequena distância. Se houver espaço, todos se acomodam no altar. Caso não haja, os filhos ficam no altar e os netos se sentam na primeira fila de bancos.
- A mulher fica no altar, segurando o braço direito do marido.
- Renovação dos votos do casamento
- Durante a cerimônia há também a bênção e a troca das alianças. Nesse momento pode ser tocada uma música, por exemplo Ave Maria ou outra que seja importante para o casal ou relacionada a sua história.
- Na saída, atrás do casal vão os netos e por fim os filhos.
- Quando não têm filhos, marido e mulher entram e saem sozinhos.
A roupa do casal
O mais usual é a mulher optar por um traje que puxe para o cinza ou branco nas bodas de prata, e para o amarelo ou champanhe nas de ouro. As jóias ideais são de ouro branco (ou prata) e de ouro amarelo conforme a data. Nas mãos, flores coloridas ou claras, com detalhes prateados ou dourados.
O homem veste fraque ou terno.
Convite de bodas
Se o casal tem filhos, eles convidam. Eles é que oferecem a festa e organizam a recepção. A eles cabe receber os convidados e fazer as honras da festa. Os pais são os homenageados. Havendo netos e bisnetos, o nome deles pode ser incluído. O texto segue os mesmos moldes de um convite de casamento, na seguinte disposição:
- No alto, em letras mais destacadas, os nomes das filhas, seguidos dos nomes dos filhos, sendo que o último é acompanhado do sobrenome da família.
- Segue-se um espaço razoável, vindo então o convite propriamente dito:
“…convidam para cerimônia das bodas de … de seus pais… Dia, hora e local da missa/culto/cerimônia.“
- Bem mais abaixo, à esquerda, os dizeres: “Recepção na rua …, número … etc.“
A antecedência para a remessa dos convites é de três semanas a um mês.
Recepção
Quando há cerimônia religiosa, pode ser oferecido depois, uma recepção com um coquetel, um almoço ou um jantar, seguindo os princípios básicos do casamento.
Casais que não praticam uma religião, em geral, comemoram as bodas de prata ou de ouro apenas com a recepção. Ou podem fazer um ao outro uma declaração de Renovação e Compromisso:
Esposo: “Eu, [nome do marido], renovo a ti [nome da mulher], minha mulher, o meu juramento de te ser fiel na alegria e na tristeza, na saúde e na doença, amando-te e respeitando-te, todos os dias de minha vida.”
Esposa: Eu, [nome da mulher], renovo a ti [nome do marido], meu marido, o meu juramento de te ser fiel na alegria e na tristeza, na saúde e na doença, amando-te e respeitando-te, todos os dias de minha vida.
Presentes de bodas
Na comemoração de bodas, os casais não fazem lista de presentes. Como já têm casa montada, costuma-se presentear com um arranjo de flores, objetos de decoração, livros, filmes, etc.
Alguns casais enviam dentro do convite um cartãozinho num envelope em branco, sugerindo donativos para instituições de caridade no lugar de presentes. Coloca-se o nome da instituição para que os convidados possam fazer cheque nominal à mesma ou depósitos.
Lembrancinhas
Alguns casais oferecem, no final, aos convidados, lembrancinhas em embalagens prateadas ou douradas. Dentro, um bombom ou amêndoas açucaradas, acompanhados de um cartãozinho agradecendo a presença.
• Clique aqui e conheça a relação das bodas de casamento