Decoração Interna da Casa – As Cores e Suas Sensações
Noiva, casada ou solteira, todos sonham com um ambiente confortável e elegante em casa. Antes mesmo dos móveis, é fundamental a escolha certa das cores das paredes para definir o estilo. Como fazer?
Noiva, se você está confusa na decoração interna de sua casa, fique tranquila, isso é normal. Também, com tantas opções de design, mobília, cor… é difícil decidir. É importante fazer um projeto, imaginando que tipo de ambiente você deseja. A escolha das cores é um fator importantíssimo e decisivo em sua decoração, pois é ela quem vai definir inicialmente se o ambiente é moderno, sofisticado, aconchegante.
A estética e a harmonia devem estar presentes em cada cantinho de sua casa, e para isso é necessário observar alguns aspectos. A cor é luz, energia, traz em sua substância o poder de renovar, embelezar, gerar bem-estar. Por esse motivo a escolha das cores reflete sempre um estilo de vida. A escolha da decoração de ambientes é pessoal, porém seus efeitos são generalizados. Por exemplo: cores quentes, claras e alegres são sempre uma ótima opção, pois mantêm o equilíbrio e a harmonia de seu ambiente, mas é preciso ficar atenta em alguns detalhes.
Pensando nos noivos, recé-casados e quem mais estiver interessado em criar um ambiente agradável em casa, a equipe do Guia de Casamento selecionou algumas orientações para ajudá-los no momento que surgir aquela dúvida.
Tabela de Cores |
Cores Quentes
As cores quentes, como o vermelho, amarelo e laranja, produzem sensação estimulante e tornam o ambiente alegre. Quando aplicadas na sala de estar e de jantar, estimulam a conversa. Mas o excesso poderá deixar o ambiente pesado e com uma confusão visual. Se você utilizá-las nos quartos, por exemplo, poderá prejudicar o sono. Uma dica é aplicar cores quentes em apenas um ou duas paredes, deixando as outras em tons mais frios da mesma cor ou com cores complementares (opstas).
Cores Frias
Se você deseja passar uma sensação de espaço e dimensão, prefira cores frias, tais como azul, violeta e verde, que ampliam o ambiente. As cores frias têm função anti-estresse e acalmam, ajudando a relaxar. Ideal, por exemplo, para o quarto do bebê. No quarto do casal, você pode optar por uma combinação com cores quentes, para quebrar a monotonia e não ?relaxar demais?.
Cores Escuras
A utilização de cores escuras e fortes costuma deixar o ambiente pesado. Procure usá-las próximo ao chão. Na dúvida, utilize somente uma cor e, para quebrar a monotonia e equilibrar o ambiente, crie detalhes que produzam um contraste, através da técnica de “tom sobre tom” ou cores complementares (vide tabela acima).
A mobília, tapetes e cortinas fazem o acabamento final do ambiente. Use e abuse das cores e elementos que se enquadram ao seu estilo, mas sempre usando o bom senso. É sempre importante definir uma linha, mas pequenos detalhes contratantes podem sobressair e dar um tom pessoal à decoração, como um ambiente clean que recebe uma peça vintage no canto certo, como uma poltrona antiga, uma cristaleira de época ou um objeto dos pais ou avós.
Agora você já pode começar a brincar com as cores na sua casa, mas não esqueça: elas dizem muito a respeito de sua personalidade.