10 Dicas para Renovar sua Casa
Cansada do visual dos ambientes de casa? O Guia separou 10 dicas para renovar seus espaços sem ter que investir em uma reforma pesada. Mas algumas medidas exigirão conhecimento técnico especializado
Se você está pensando em renovar sua casa mas não deseja (ou não pode) arcar com uma grande reforma, veja que, com mudanças localizadas, é possível deixar seus ambientes renovados. O Guia separou para você 10 dicas práticas que poderão trazer novos ares à sua casa.
Estas não são medidas muito dispendiosas, mas algumas delas poderão exigir noções de decoração, conhecimentos técnicos ou a contratação de profissionais especializados. Mas se você não dispõe de um orçamento favorável, veja também nossas dicas de como você mesma renovar sua casa.
- Mude as cores de algumas paredes, use tintas diferentes ou papéis de parede. Combinações de cores podem mudar a sensação de altura e profundidade dos ambientes.
- Em espaços pequenos, cores claras e espelhos ampliam e renovam o ambiente.
- Os adesivos e painéis fotográficos também estão em alta e dão um toque moderno e diferente.
- Uma parede com textura, grafiato ou revestimento decorativo também podem mudar o estilo de uma sala, quarto, etc.
- Mude a capa ou o tecido dos estofados e almofadas. Um sofá reformado pode sair bem mais barato que um novo e trazer um novo clima para a sala.
- Troque as cortinas ou coloque persianas no lugar. Cores, formatos e tecidos podem determinar o estilo que você quer impor ao espaço.
- Troque as luminárias e lustres. A ?iluminação cênica? está na moda, com luzes indiretas, luminárias direcionadas, LEDs e lâmpadas dicroicas, que deixam o ambiente sofisticado, com ar de teatro.
- Aproveite para trocar ou incluir novos tapetes. Eles podem ser clássicos, modernos, alegres… Invista em novas cores, espessuras, materiais e estampas.
- Muitos móveis podem ser reformados e/ou renovados com a aplicação de técnicas de restauro, como pátina, pintura, verniz, lacagem, etc.
- Acrescente novos acessórios à decoração, como esculturas, vasos, plantas (arranjos, flores, ikebanas, etc.), quadros e móveis de apoio. Cuidado com os excessos. Evite congestionar as passagens de pessoas e energias.