Acupuntura no Tratamento da Infertilidade
A acupuntura e a moxabustão são alternativas na busca da fertilidade para casais com dificuldade em engravidar. Mas a acupuntura não é um método milagroso, é necessário acompanhamento médico
A acupuntura (ramo da Medicina Tradicional Chinesa que consiste na aplicação de agulhas em pontos definidos do corpo) e a moxabustão (baseia-se nos mesmos princípios e conhecimentos dos meridianos de energia utilizados na acupuntura, porém de forma térmica) são alternativas na busca da fertilidade para casais que encontram dificuldade em engravidar, tanto em caso de infertilidade masculina como infertilidade feminina. Mas antes de tudo, a acupuntura não é um método milagroso, é necessário também um acompanhamento com um médico esterileuta (médico que trata a infertilidade).
Estudos mostram que a acupuntura pode ajudar no tratamento da infertilidade, principalmente em casos de Reprodução Assistida com Fertilização in vitro (FIV). Um deles, feito em 2002 pelo instituto alemão Christian-Lauritzen, acompanhou 160 pacientes desse tratamento. Enquanto 80 receberam acupuntura 25 minutos antes da transferência do embrião, a outra metade não usou o método. No primeiro grupo, 42,5% das mulheres ficaram grávidas. No grupo de controle, a taxa de gravidez foi de 26,3%.
Infertilidade Feminina
Com a aplicação da acupuntura observa-se um aumento do fluxo sangüíneo para o útero, com aumento da espessura endometrial e, portanto, maior receptividade aos embriões.
A acupuntura diminui a ansiedade e o stress psicológico, através de pontos específicos, e pela liberação das endorfinas regulariza os hormônios do ciclo menstrual.
Infertilidade Masculina
Homens com alterações no espermograma podem apresentar melhora apos algumas sessões, conforme tese de doutorado do urologista Edison Gurfinkel – UNIFESP.
A pesquisa acompanhou 19 homens que tinham espermatozóides de baixa qualidade. Destes, dez receberam agulhadas em pontos específicos da acupuntura. Nos outros nove, as agulhas foram colocadas em pontos falsos. Nos exames não houve mudanças na quantidade e motilidade (capacidade de locomoção dos espermatozóides), mas houve uma melhora na morfologia, aumentando o número de espermatozóides com forma normal.
Após a pesquisa, Gurfinkel conseguiu bons resultados em alguns homens, mas não deu certo com todos os pacientes. Segundo ele, muitas doenças podem causar infertilidade masculina, como a varicocele, infecção, disfunções ejaculatórias, distúrbios hormonais e imunológicos, alterações testiculares e anormalidades cromossômicas. Mas apesar do progresso científico atual, 40% das alterações do sêmen permanecem sem diagnóstico definido, o que compromete o sucesso do tratamento.
O que pode ser tratado
Segundo Dr Décio Teshima (médico ginecologista, obstetra e acupunturista) as principais indicações para o uso da acupuntura no tratamento da infertilidade são mulheres com endometriose, síndrome dos ovários policísticos, anovulação crônica, ansiedade e em homens, alterações no espermograma como oligospermia (diminuição do número de espermatozóides) e principalmente leucospermia (aumento de leucócitos no esperma).
Doenças que não podem ser tratadas pela acupuntura são o pólipo endometrial, o mioma uterino, malformações uterinas, doenças das trompas com oclusão total, que têm tratamento cirúrgico por laparoscopia ou histeroscopia.
Além disso, a acupuntura pode também reduzir o desconforto pós operatório de cirurgias e minimizar os sintomas da tensão pré menstrual, colaborando para um bem estar global da paciente.