Aprenda a Alimentar-se no Inverno
Veja como manter a saúde (e as medidas) na estação do frio
Tenha cuidado com os exageros típicos do inverno. Geralmente esse excesso está no consumo de chocolates e bebidas alcoólicas, fontes de calorias vazias, que fornecem energia e poucos nutrientes
Em diversos estados do Brasil, o inverno é marcado pela queda das temperaturas. Nesse período, é importante que nós aprendamos a nos alimentar corretamente. Nos dias e noites mais frias, é comum nosso organismo pedir mais alimento, pois, para manter a temperatura interna, será preciso gastar mais energia. É aí que mora o perigo! Atendendo aos pedidos do corpo (e às tentações dessa época de chocolates e fondues irresistíveis), corremos o risco de exagerar na medida. Resultado: saúde debilitada e quilinhos a mais no final da estação.
Calma! Não será preciso fugir dos doces, caldos e massas do inverno. O importante é controlar o exagero. Grande parte do cardápio invernal é composto de açúcares e gorduras, consideradas “calorias vazias” porque fornecem muita energia e poucos nutrientes. Além das bebidas alcoólicas consumidas nessa época. A saída? Aumentar o consumo de verduras, legumes e cereais. Além de nutritivos, são ótimas fontes de fibras, que promovem a saciedade. Suas vitaminas e minerais auxiliam na prevenção de resfriados, gripes e outras doenças típicas do período.
Dicas de alimentação para um inverno mais saudável
Confira o que deve ser consumido no inverno para garantir mais saúde e evitar ganho de peso indesejado na estação (especialmente quem marcou o casamento para essa época):
- Vitamina E – Antioxidante, bloqueia os radicais livres, evita danos e envelhecimento das células. Encontrada nos óleos de soja, milho, algodão e girassol, nas nozes, castanhas e nos legumes.
- Vitamina C – Ajuda na resistência do organismo às infecções. Fontes: frutas cítricas (limão, laranja e lima), acerola, caju, kiwi, morango, tomate, vegetais folhosos crus, pimentão verde e repolho.
- Vitamina A – Atua na manutenção da integridade das membranas mucosas. Encontra-se na cenoura, abóbora, batata-doce, brócolis, melão e no fígado.
- Chás e infusões – Aquecem o corpo e atuam como calmantes naturais em crises de tosse. Em especial: eucalípto, hortelâ e erva cidreira.
- Alho, cebola e agrião – Têm ação anti-infecciosa, por isso são tradicionalmente usados para problemas respiratórios.
- Sopas de vegetais – Podem ser feitas à base de legumes cozidos. Folhas como agrião, espinafre e repolho podem servir de base para sopas mais leves. Dê um toque final com ervas e use cenoura para dar mais consistência. Mas cuidado com sopas cremosas, à base de creme de leite, que têm muitas calorias e gorduras.