Câncer Infantil
O câncer infantil é raro. Em sua fase inicial, não há sintoma evidente, o que dificulta o diagnóstico precoce, fundamental para aumentar a chance de cura. Ele pode ser confundido com outras doenças
- O câncer infantil é raro. O outro lado da moeda é que, em sua fase inicial, não há sintoma evidente, o que dificulta o diagnóstico precoce, fundamental para aumentar as chances de cura.
- Apesar de raro, o câncer é uma doença possível nas crianças e quando ocorre, a maioria das pessoas desconhece seus sintomas.
- É preciso estar alerta porque os sinais de um câncer infantil podem ser confundidos com sintomas de outras doenças comuns na infância.
- Entre os tipos de câncer que podem acometer crianças estão: leucemia, tumor de osso, linfomas, câncer cerebral, tumores no abdômen e retinoblasma (câncer de retina).
- A leucemia ocorre com mais frequência em crianças entre 3 e 5 anos. Alguns sinais de alerta são: dor nas pernas, febre, infecções, ínguas no pescoço e na virilha, manchas roxas na pele e sangramentos. Tais sintomas podem aparecer individualmente ou juntos.
- O tumor de osso que, em geral, aparece no joelho, é mais comum em adolescentes. As dores provocadas pela doença podem ser confundidas com a “dor do crescimento”. Exames de raios X podem confirmar a existência do tumor.
- Os linfomas provocam aumento dos gânglios linfáticos. A criança pode apresentar ínguas no pescoço e na virilha. O diagnóstico precisa ser confirmado por meio de biópsia.
- O câncer cerebral pode atingir crianças de qualquer idade. Em bebês o sintoma mais evidente é o aumento do diâmetro da cabeça. Nos mais velhos, dores de cabeça ao acordar, ou ao longo do dia, que impedem a criança de brincar. Na fase inicial da doença, estrabismo. Outros sintomas, vômito e convulsão são causados pelo crescimento do tumor e, consequentemente, aumento da pressão na cabeça.
- Os tumores de abdômen desenvolvem-se no rim, fígado e gânglios da barriga. Caso perceba qualquer alteração ao apalpar a região, leve a criança ao médico.
- O retinoblasma tem como primeiro sintoma o aparecimento de uma mancha branca visível sob a luz no olho da criança. O segundo sinal é o estrabismo. Em geral, esse tipo de câncer acomete, principalmente, bebês e crianças com idade entre 1 e 3 anos.
Para saber mais, acesse: Câncer Infantil
Fonte:
Hospital A.C.Camargo (Divulgação )
www.accamargo.org.br