O Que É Infertilidade
A infertilidade é definida como a inabilidade de um casal de chegar à concepção, após um ano de relações sexuais sem proteção anticoncepcional. Ou após 6 meses, no caso de a mulher ter mais de 35 anos
A infertilidade é definida como a inabilidade de um casal de chegar à concepção, após um ano de relações sexuais sem proteção anticoncepcional. Ou após seis meses, no caso de a mulher ter mais de 35 anos.
Caso a mulher tenha mais de 35 anos, é importante começar a investigação o quanto antes, pois após essa idade a fertilidade da mulher decai gradativamente.
A infertilidade total é rara e a incapacidade para conceber geralmente é o resultado de algum grau de “subfertilidade”, ou seja uma baixa fertilidade que pode ser causada por diversos fatores.
Aproximadamente 20% dos casais têm dificuldade de engravidar, ou seja, de cada dez casais, dois possuem alguma causa de baixa fertilidade.
É importante entender que as causas de baixa fertilidade ou de infertilidade podem ser do homem (40%), da mulher (40%) ou de ambos (15%), por isso é necessário o acompanhado do casal por um médico especialista em reprodução humana. Além disso, 5% dos casais que não conseguem ter filhos não possuem nenhuma causa aparente, a chamada infertilidade inexplicada ou causa idiopática (desconhecida).
Com as técnica atuais, estatísticas revelam que cerca de 85% dos problemas de infertilidade podem ser tratados com terapias, medicações ou cirurgias. Mas cada caso é um caso, por isso, para ter um diagnóstico mais preciso e um tratamento adequado é fundamental procurar um médico especialista em reprodução humana, que irá fazer uma pesquisa básica de fertilidade, através de uma avaliação do casal.
O especialista em fertilidade é o profissional que se especializou na área de Medicina Reprodutiva. Esses médicos são especializados em diagnosticar e tratar problemas reprodutivos e realizar técnicas reprodutivas avançadas, tais como a FIV (fertilização in vitro).
Nenhuma informação divulgada no Guia de Casamento substitui uma consulta e avaliação médica, por isso, para uma orientação adequada, procure seu médico de confiança.
• Leia também: Vida a Dois: Infertilidade do Casal (Índice de Matérias)