Infertilidade Feminina
Das causas de infertilidade em mulheres, as mais comuns são: fator idade, desordem ovulatória, hormonal, cromossómica ou no aparelho reprodutivo feminino, e até causas idiopáticas (inexplicada)
Das causas de infertilidade em mulheres, que podem ser diversas, as mais comuns são: fator idade, desordem ovulatória, hormonal, cromossómica ou no aparelho reprodutivo feminino, e até causas idiopáticas (infertilidade inexplicada).
1) Fator Idade
Estudos comprovam que após os 35 anos a fertilidade da mulher decai gradativamente, tanto na quantidade quanto na qualidade dos óvulos produzidos.
Isso ocorre porque, aproximadamente de 10 a 15 anos que antecedem a menopausa, há uma aceleração gradual da perda folicular que se correlaciona com um aumento nos níveis do hormônio folículo-estimulante (follicle stimulating hormone, FSH). Em conjunto, essas alterações refletem a qualidade e capacidade reduzidas de folículos que estão envelhecendo. Além disso, quanto maior a idade maiores as chances da mulher ter uma gravidez de risco.
2) Desordem ovulatória ou hormonal
Falha na ovulação é a causa isolada mais comum de infertilidade em mulheres. Mais de 40% das mulheres inférteis têm um problema ovulatório. As desordens ovulatórias são mais freqüentemente causadas pela deficiência de um dos hormônios controladores. Distúrbios hormonais podem impedir ou dificultar o crescimento e a liberação do óvulo (ovulação).
Os principais hormônios responsáveis pela ovulação são: FSH (follicle stimulating hormone / hormônio folículo-estimulante) e LH (luteinising hormone / hormônio luteinizante). A secreção desses hormônios é influenciada pelo GnRH (gonadotropin-releasing hormone / hormônio liberador de gonadotrofina) a partir do hipotálamo e pelos níveis circulantes de estrógeno e progesterona.
3) Desordem no sistema reprodutor feminino
Devido à sua anatomia, o trato genital feminino é mais vulnerável a patógenos (agente que causa doenças, como bactéria ou fungo) do que o masculino. Por isso desordens dos órgãos sexuais femininos são muito mais comuns do que as dos órgãos sexuais masculinos.
Como esse tópico é muito complexo, vamos citar apenas as causas mais comuns:
- Infecções na vulva ou vagina, algumas causadas por doenças sexualmente transmissíveis (DST).
- Síndrome de Ovários Policisticos
- Endometriose
- Problemas nas trompas ou tubas uterinas provocados por infecções, cirurgias, ou endometriose.
- Ligadura das trompas
4) Desordens Cromossômicas
Pode ocorrer a infertilidade em desordens nas quais há um número anormal de cromossomos sexuais. Por exemplo, a falta de um cromossomo X resulta na síndrome de Turner, que afeta apenas as mulheres.
As principais características desta síndrome incluem baixa estatura, ausência ou desenvolvimento muito retardado de características sexuais secundárias. Ou seja, o desenvolvimento de características sexuais femininas é incompleto.
5) Desordens ou Incompatibilidade do Muco Cervical
O muco cervical inadequado ou hostil pode dificultar a penetração dos espermatozóides, isso diminui as chances deles chegarem até o óvulo para fecundá-lo. Em alguns casos, até existe a presença de anticorpos antiespermatozóides no muco. Também é possível que o homem desenvolva anticorpos contra seus próprios espermatozóides.
6) Causas Idiopáticas (causa obscura ou desconhecida)
Causas idiopáticas são responsáveis por uma infertilidade inexplicada que estatísticamente atinge cerca de 5% dos casais que tentam engravidar e não conseguem. Isso ocorre, quando todos os exames estão dentro da normalidade e as demais questões de infertilidade estão descartadas.