Infertilidade Masculina
Ao contrário do que muitos pensam, a infertilidade masculina é tão comum quanto a feminina, ou seja, a infertilidade tem a mesma probabilidade de estar relacionada a fatores masculinos ou femininos
Ao contrário do que muitos pensam, a infertilidade masculina é tão comum quanto a infertilidade feminina, ou seja, a infertilidade tem a mesma probabilidade de estar relacionada a fatores masculinos que a fatores femininos.
Também é importante citar que infertilidade é diferente de impotência
As principais causas da infertilidade masculina está relacionada à quantidade e à qualidade dos espermatozóides.
1) Azoospermia: Ausência de Espermatozóides
Azoospermia é a ausência de espermatozóides no sêmen ou falha na formação dos espermatozóides. Pode ocorrer em decorrência de insuficiência testicular primária, obstrução ou vasectomia prévia. Azoospermia completa significa infertilidade.
2) Oligospermia: Espermatozóides Reduzidos
Oligospermia é a produção de um número reduzido de espermatozóides. Causas comuns incluem:
- Problemas hormonais
- Obstrução: o que pode causar oligospermia assim como azoospermia.
- Efeitos colaterais de tratamentos com drogas
- Fumo e consumo excessivo de álcool
- Drogas ilegais como a maconha, esteróides anabólicos e cocaína
- Stress e sub-nutrição
- Banhos quentes freqüentes ou saunas
- Hipertermia decorrente de infecções virais
- Infecção (por exemplo: orquite decorrente de caxumba)
3) Hipogonadismo: Anormalidades dos Espermatozóides
O hipogonadismo masculino pode ser causado por uma doença dos testículos, ou por uma desordem da glândula pituitária, que resulta em produção deficiente de hormônio gonadotrófico. Desordens pituitárias podem ser congênitas (por exemplo, síndrome de Kallman) ou adquiridas em decorrência de um adenoma pituitário (por exemplo, prolactinoma, craniofaringioma) ou como resultado de tratamento com radiação.
4) Anticorpos Antiespermatozóides
As vezes, o homem pode criar anticorpos contra os seus próprios espermatozóides, isso ocorre porque os espermatozóides contêm apenas metade do número normal de cromossomos. Os espermatozóides que entram em contato com o sangue são, portanto, capazes de iniciar uma reação imune com a produção de anticorpos antiespermatozóides. Por essa razão, a espermatogênese normalmente acontece atrás de uma ‘barreira imunológica’ nos testículos. Mas em alguns indivíduos os espermatozóides ou seus componentes vazam através da barreira e estimulam a produção de anticorpos. Anticorpos podem, então, entrar no fluido seminal e "atacar" os espermatozóides.
5) Anormalidades cromossômicas
Números anormais de cromossomos sexuais podem resultar em desordens do trato reprodutivo masculino. Por exemplo, a infertilidade quase sempre surge em decorrência da síndrome de Klinefelter. Essa condição ocorre devido a uma anormalidade cromossômica na qual um indivíduo do sexo masculino tem um ou mais cromossomos X extras em suas células.
Os homens com um cromossomo Y extra têm vários graus de deficiência espermatogênica, variando da espermatogênese normal à parada da espermatogênese. Há algumas outras anormalidades cromossômicas raras que também resultam em inabilidade para produzir espermatozóides.
5) Desordens no Sistema Reprodutor Masculino
Existem alguma causas de infertilidade que estão relacionadas ao sistema reprodutor masculino, sendo que as principais são:
- Ejaculação retrógrada (espermatozóides são bombeados para trás)
- Varicocele grave (quando detectada através de exame físico)
- Infecções prostáticas
- Câncer de testículos
- Testículos que não desceram
6) Causas Idiopáticas (causa obscura ou desconhecida)
Causas idiopáticas são responsáveis por uma infertilidade inexplicada que estatísticamente atinge cerca de 5% dos casais que tentam engravidar e não conseguem. Isso ocorre, quando todos os exames estão dentro da normalidade e as demais questões de infertilidade estão descartadas.