Outubro Rosa contra o cancêr de mama
Outubro Rosa incentiva a mamografia para a prevenção do câncer de mama no Brasil e no mundo
O Outubro Rosa é um movimento mundial para conscientização e combate do câncer de mama. No Brasil, estimativas do Inca (Instituto Nacional de Câncer), indicam que a doença será responsável por 57.120 novos casos até o fim de 2014. É a maior causa de óbitos por câncer em mulheres, principalmente entre 40 e 69 anos. O movimento dura o mês inteiro de outubro e busca alertar sobre os riscos e a necessidade de diagnóstico precoce deste tipo de câncer, que é o segundo mais recorrente no mundo, perdendo apenas para o de pele.
O movimento popular internacionalmente conhecido como Outubro Rosa mobiliza o mundo todo. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades. Este movimento começou na década de 90 nos Estados Unidos, onde vários Estados tinham ações isoladas referente ao câncer de mama e ou mamografia no mês de outubro. A campanha derrubou as fronteiras e hoje vários países, incluindo o Brasil, participam do movimento e ajudam milhares de mulheres.
Toda mulher deve fazer o auto exame de mama mensalmente, e a partir dos 40 anos deve fazer também a mamografia pelo menos uma vez por ano. Em caso de indicação clínica o acompanhamento com a mamografia pode começar em mulheres mais jovens. Consulte seu médico regularmente ou procure as unidades de saúde da rede municipal de sua cidade para fazer o exame.
A mamografia é um exame radiológico capaz de identificar a presença de nódulos nas mamas sendo indicado para possível identificação de tumores em fase inicial.
Para incentivar o exame preventivo do câncer de mama, a iluminação de vários prédios e monumentos ganham tons de rosa. O Guia de Casamento também entrou na campanha, e adotou o laço rosa em seu logo no portal, no blog e no perfil das redes sociais.
E você já não vai entrar nessa?